Em conferência internacional da Microsoft, a Build 2016, a empresa de Bill Gates anunciou, entre diversas outras novidades para seu sistema Windows 10, que o Bash do Linux rodará nativamente no Windows – isso mesmo!! A programação do evento está prevista até o dia 1 de abril (com começo no dia 30 de março); então não há chances de isso ser mentira, pois o anúncio foi hoje 😉

Contextualizando

Como o evento ainda está acontecendo (30/03 – 01/04/2016), não temos nada muito concreto ainda de como irá funcionar/acontecer tal façanha. Contudo, muitos jornalistas e especialistas da área estão presentes no evento e publicam constantemente em suas redes sociais o que está sendo discutido por lá:

Bash do Linux nativamente no Windows 10 ?!

Sim… inicialmente o bash rodando no Ubuntu sobre o Windows 10! A intenção da Microsoft é ter o Ubuntu rodando sobre bibliotecas básicas do próprio Windows, e sem substituir a interface gráfica – o foco seria um shell mais poderoso para desenvolvedores e usuários avançados, com versões nativas e bem integradas de utilitários como make, gawk e grep.

“Ubuntu on Windows — The Ubuntu Userspace for Windows Developers” – Bog Dustinkirkland

Conforme a Zdnet, esta integração poderá ser mais do que apenas executar o shell Bash no Windows 10 (rumores, pois o foco será o bash e outras ferramentas de CLI, bem como: awk e grep). Tanto que já existem programas capazes de permitir a execução de comandos Linux no Windows.

Assim, os usuários do Ubuntu serão capazes de rodar o Ubuntu simultaneamente com o Windows; não como uma máquina virtual, mas como uma parte integrada do Windows 10!! Mais detalhes serão revelados até o final da conferência Microsoft Build 2016.

Tecnicamente, a Microsoft vai fazer isso (permitir o Ubuntu rodando sobre o Windows 10) através do uso do LXC– um hypervisor de código aberto projetado especificamente para uso de containers em vez de máquinas virtuais (VMs). Conforme Zdnet, os frutos desse projeto são mais propensos a para o uso na Azure do que no Windows 10.

Publicidade

“Microsoft is adding the Linux command line to Windows 10” – Theverge.com


Via | ZDNET.com | ZDNET.com | THEVERGE.com