Bash do Linux nativamente no Windows 10 – isso mesmo!! E usando o Ubuntu

apt-Ubuntu-Windows-10

Em conferência internacional da Microsoft, a Build 2016, a empresa de Bill Gates anunciou, entre diversas outras novidades para seu sistema Windows 10, que o Bash do Linux rodará nativamente no Windows – isso mesmo!! A programação do evento está prevista até o dia 1 de abril (com começo no dia 30 de março); então não há chances de isso ser mentira, pois o anúncio foi hoje 😉

Contextualizando

Build-2016

Como o evento ainda está acontecendo (30/03 – 01/04/2016), não temos nada muito concreto ainda de como irá funcionar/acontecer tal façanha. Contudo, muitos jornalistas e especialistas da área estão presentes no evento e publicam constantemente em suas redes sociais o que está sendo discutido por lá:

Bash do Linux nativamente no Windows 10 ?!

Sim… inicialmente o bash rodando no Ubuntu sobre o Windows 10! A intenção da Microsoft é ter o Ubuntu rodando sobre bibliotecas básicas do próprio Windows, e sem substituir a interface gráfica – o foco seria um shell mais poderoso para desenvolvedores e usuários avançados, com versões nativas e bem integradas de utilitários como make, gawk e grep.

apt

“Ubuntu on Windows — The Ubuntu Userspace for Windows Developers” – Bog Dustinkirkland

Conforme a Zdnet, esta integração poderá ser mais do que apenas executar o shell Bash no Windows 10 (rumores, pois o foco será o bash e outras ferramentas de CLI, bem como: awk e grep). Tanto que já existem programas capazes de permitir a execução de comandos Linux no Windows.

Assim, os usuários do Ubuntu serão capazes de rodar o Ubuntu simultaneamente com o Windows; não como uma máquina virtual, mas como uma parte integrada do Windows 10!! Mais detalhes serão revelados até o final da conferência Microsoft Build 2016.

Tecnicamente, a Microsoft vai fazer isso (permitir o Ubuntu rodando sobre o Windows 10) através do uso do LXC– um hypervisor de código aberto projetado especificamente para uso de containers em vez de máquinas virtuais (VMs). Conforme Zdnet, os frutos desse projeto são mais propensos a para o uso na Azure do que no Windows 10.

microsoft-build-2016-event-verge_205.0.0

“Microsoft is adding the Linux command line to Windows 10″ – Theverge.com


Via | ZDNET.com | ZDNET.com | THEVERGE.com

Ricardo Ferreira

Ricardo Ferreira

Fundador do Linux Descomplicado - LD.

Sempre em busca de novos conhecimentos, preza por conteúdo de qualidade e auto-explicativo. Por isso, persiste em criar um site com artigos relevantes para todos os leitores do Linux Descomplicado!
Ricardo Ferreira

Comentários

comentários

Curso Docker - Introdução a administração de containers

Docker é uma plataforma para desenvolvimento, provisionamento e execução de aplicações usando tecnologia de containers.

Se você é um desenvolvedor ou sysadmin você poderá ter diversas vantagens usando a plataforma Docker:
  • Desenvolve uma vez...executa em qualquer lugar;
  • Sem preocupações (dependências e/ou pacotes)... foco no desenvolvimento;
  • Elimina inconsistências na entrega das aplicações e/ou serviços;;
  • Evita o “localhost funciona”;
  • Promove uma infraestrutura escalável;

Este curso é introdutório a plataforma Docker e lhe dará melhor compreensão sobre as vantagens da ferramenta.


Inscreva-se agora »

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ LER...

  • Ricardo Silva

    Não sei se estou muito certo em relação a este ponto de vista, mas na minha opinião a microsoft está a ficar com a corda ao pescoço com os lucros em decadência ano após ano, e visto os tempos que correm, cada vez mais aquele que costumava ser o consumidor final do windows, que o usava exclusivamente para navegar na net, fazer trabalhos escritos, apresentações, jogar, agora é um consumidor final que percebe de tecnologia, que se tornou desenvolvedor, e então segue pelo caminho do linux, por todas as vantagens que este oferece. Deste modo a microsoft com o LXC tenta recuperar esses fugitivos do windows de maneira a tentar estabilizar a sua situação financeira, que num orçamento a longo prazo se está a tornar ruim. Não sei se estou certo em relação ao que digo, alguém que me corrija se estiver a dizer besteira.

    • Taverna do URF

      Tá nada ela ganha bastante dinheiro é com licenciamento de Server e Certificações…

  • Jackson Dantas

    Eu to achando que o Windows 10 na verdade eh um Linux e roda os programas Windows via Wine. rsrsrs

    • VInicius Ribeiro

      HAHAHA

  • Consegui fazer a instalação do Ubuntu nativamente no Windows 10. Porém o bash não tem acesso a internet.
    Estou rodando comandos de ping e sempre retorna erro.
    Como posso resolver isso?

  • Luis Pessoa

    Não sei se é uma boa ou má notícia. Eu prefiro muito mais bash e suas ferramentas do que powershell ou vbs. Mas microsoft + canonical juntas pode ser um prenúncio de lambanças e restrições no ubuntu.

  • Taverna do URF

    O meu estava rodando mas agora ele abre fica com o cursos piscando e fecha sozinho,,,