Fedora 25 oficialmente liberado com servidor gráfico Wayland, substituto do X11, disponível por padrão

fedora-25

A comunidade Fedora anunciou, hoje (22), oficialmente a versão final do Fedora 25 que é um marco importante com as mais recentes tecnologias GNU/Linux e software Open Source.

Projeto Fedora

O Fedora é uma das mais populares e estáveis distribuições Linux que existem atualmente. O Projeto Fedora é patrocinado pela Red Hat (RHEL), a mais confiável provedora de tecnologia de código aberto do mundo.

Além disso, é uma comunidade que trabalha em conjunto para liderar o avanço do software livre e de código aberto no mundo. A comunidade oferece três edições, a cada lançamento de nova versão; todas adaptadas para atender as necessidades específicas de cada usuário. Destaco: Fedora Atomic Host, Fedora Server e Fedora Workstation.

Cada edição é construída a partir de um conjunto comum de pacotes base, que formam a base do sistema operacional Fedora. Como em todas as novas versões do Fedora, o Fedora 25 fornece muitas correções de bugs e ajustes a componentes já existentes nas versões anteriores, bem como pacotes novos.

Fedora 25

Seis meses em desenvolvimento, e adiado por duas vezes, o Fedora 25 Linux está agora disponível para download com status de versão final. O grande diferencial, já esperada na versão anterior, é o lançamento do sistema com o servidor gráfico Wayland, por padrão. E dessa vez saiu… Liberado na edição Workstation, com o ambiente gráfico GNOME 3.22; por padrão.

Substituto do sistema X11, o Wayland foi desenvolvido por diversos anos e procura fornecer uma experiência mais rica para ambientes gráficos; e melhor de hardware e gráfico moderno.

“O Wayland agora substitui, por padrão, o antigo servidor gráfico X11. Seu objetivo é proporcionar uma experiência mais suave e mais rica ao navegar no Fedora Workstation”

disse Paul W. Frields, ex-Líder do Projeto Fedora.

Entretanto, mesmo com o Wayland – novo servidor gráfico – disponível por padrão, ainda é possível escolher o servidor X11, se necessário. Logo após selecionar o usuário de login, um ícone de configurações fica disponível para mudar isso. Mas, “[…] este novo servidor gráfico, mais recente, foi projetado para atender as necissidades de um sistema operacional e hardware moderno”, afirma Paul.

Mas, o Wayland ainda está longe de estar pronto para quem pretende jogar. Ou seja, será preciso mudar para a sessão do X.Org Server (X11) se você planeja jogar alguns jogos que demanda mais da GPU. Além disso, relatórios mais recentes mostram que os usuários ainda estão encontrando problemas gráficos com os drivers proprietários da Nvidia e da AMD Radeon.

Principais novidades da versão Workstation

O Fedora 25 Workstation oferece uma série de novos recursos, além da tão aguardada liberação oficial do servidor gráfico Wayland. Para aprimorar ainda mais a facilidade de uso, o Fedora 25 Workstation possui o GNOME 3.22, por padrão. Além disso, foi adicionada uma nova ferramenta chamada Fedora Media Writer, que permite aos usuários criar lives USB, suporte a decodificação de formatos de mídia MP3 e suporte melhorado para pacotes binários Flatpak.

Fedora Media Writer

Fedora Media Writer

Esta ferramenta ajuda os usuários a encontrar e baixar a versão atual do Fedora, gravá-la em mídia removível, como um pen drive, permitindo que os potenciais usuários do Fedora “testem” o sistema operacional facilmente.

Caso seja usuário do Fedora 24, o processo de atualização para o Fedora 25 foi simplificado; com atualizações típicas demorando menos de 30 minutos, dependendo da configuração do sistema e da velocidade da rede. As atualizações podem ser iniciadas a partir da linha de comando ou da ferramenta de software GNOME, assim como atualizações regulares de segurança e correção de bugs.

Para desenvolvedores, além da nova versão do docker (1.12) e suporte de idiomas inclusos, nos pacotes base do Fedora 25, o Fedora 25 Workstation apresenta suporte ao Flatpak melhorado.

Por fim, os últimos ambientes de desktop KDE Plasma 5.8 LTS, Xfce 4.12, MATE 1.16, Cinnamon 3.2 e LXDE, também, estão disponíveis. O Fedora 25 Linux usa o mais recente kernel, versão 4.8. Para ver as novidades das outras edições do Fedora, como a Server e a Atomic, veja aqui na nota oficial de lançamento do Fedora 25.

Download

Você pode fazer o download de todas as edições do Fedora 25 aqui:

Ricardo Ferreira

Ricardo Ferreira

Fundador do Linux Descomplicado - LD.

Sempre em busca de novos conhecimentos, preza por conteúdo de qualidade e auto-explicativo. Por isso, persiste em criar um site com artigos relevantes para todos os leitores do Linux Descomplicado!
Ricardo Ferreira

Comentários

comentários

Curso Docker - Introdução a administração de containers

Docker é uma plataforma para desenvolvimento, provisionamento e execução de aplicações usando tecnologia de containers.

Se você é um desenvolvedor ou sysadmin você poderá ter diversas vantagens usando a plataforma Docker:
  • Desenvolve uma vez...executa em qualquer lugar;
  • Sem preocupações (dependências e/ou pacotes)... foco no desenvolvimento;
  • Elimina inconsistências na entrega das aplicações e/ou serviços;;
  • Evita o “localhost funciona”;
  • Promove uma infraestrutura escalável;

Este curso é introdutório a plataforma Docker e lhe dará melhor compreensão sobre as vantagens da ferramenta.


Inscreva-se agora »

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ LER...