Download do Fedora 24 liberado oficialmente

Fedora24

Após alguns adiamentos, o Projeto Fedora anunciou hoje (21.06) o lançamento oficial do Fedora 24. Inclusos as versões Workstation, Server, Cloud, ARM e outros. Essa versão conta com o GNOME 3.20 e o Kernel Linux 4.5.

Download do Fedora 24

Conforme nota oficial, o Fedora 24 vem com algumas novidades, desde da sua última versão oficial liberada (Fedora 23 – dezembro 2015).  O Projeto Fedora categoriza suas edições da seguinte maneira: Workstation, Server, Cloud, Spins and Labs, e ARM.

A sua principal edição, a Workstation, vem com os mais recentes ambientes desktops; o GNOME 3.20.2 e o KDE Plasma 5.6. No caso do Gnome, vem com muitas melhorias de usabilidade, melhoria na interface de pesquisa, janelas de atalho para comandos de teclado e controles de música mais intuitivos. Além disso, todas as edições do Fedora 24 contém o compilador GCC versão 6. Outras tecnologias incluídas, no Fedora 24, são: Mono 4.2, Boost 1,60, Node.js 5.10, Python 3.5, Ruby 2.3, golang 1.6, etc ..

Em relação ao Kernel Linux, o Fedora 24 vem com a última série 4.5 do kernel. Os desenvolvedores, do Projeto Fedora, prometeram que vão oferecer uma atualização do kernel para a versão 4.6 nas próximas semanas. Pois, não havia tempo suficiente para que fossem feitos testes nessa versão até a data de hoje (21.06).

O Fedora 24 está disponível para download para arquiteturas de 64 bits, 32 bits e ARM:

Por fim, para os usuários do Fedora 23, a atualização para a versão 24 ficará disponível nos próximos dias através do aplicativo GNOME Software 😉

Novidades do Fedora 24 Workstation

O lançamento do Fedora 24 Workstation, além de oferecer tudo descrito anteriormente, oferece suporte ao Flatpak – uma nova maneira para empacotar aplicações Linux, permitindo executá-las independentemente da distribuição usada. Além disso, a Central de Softwares oferece mais recursos que fornecem atualização do sistema, de uma versão Fedora para o outra, diretamente pela interface desktop; e mais.

A Equipe do Projeto Fedora continua com a intenção de substituir o X11 pelo Wayland – próxima geração de servidor gráfico. Embora este ambiente gráfico não venha padrão, muitas melhorias estão disponíveis, bem como uma opção para os usuários experimentá-lo. Futuramente, o Wayland será padrão no Fedora 25.


Via | Sofpedia

Ricardo Ferreira

Ricardo Ferreira

Fundador do Linux Descomplicado - LD.

Sempre em busca de novos conhecimentos, preza por conteúdo de qualidade e auto-explicativo. Por isso, persiste em criar um site com artigos relevantes para todos os leitores do Linux Descomplicado!
Ricardo Ferreira

Comentários

comentários

Curso Docker - Introdução a administração de containers

Docker é uma plataforma para desenvolvimento, provisionamento e execução de aplicações usando tecnologia de containers.

Se você é um desenvolvedor ou sysadmin você poderá ter diversas vantagens usando a plataforma Docker:
  • Desenvolve uma vez...executa em qualquer lugar;
  • Sem preocupações (dependências e/ou pacotes)... foco no desenvolvimento;
  • Elimina inconsistências na entrega das aplicações e/ou serviços;;
  • Evita o “localhost funciona”;
  • Promove uma infraestrutura escalável;

Este curso é introdutório a plataforma Docker e lhe dará melhor compreensão sobre as vantagens da ferramenta.


Inscreva-se agora »

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ LER...