Saiba como acessar remotamente máquinas Linux e Windows pelo navegador web usando o Apache Guacamole

acessar-remotamente-maquinas-Linux-e-Windows-navegador-web-linuxdescomplicado-1

O Apache Guacamole é um aplicação web HTML5 que pode ser usado para acessar remotamente máquinas Linux e Windows, tanto servidores como desktops, através de um navegador web. Tudo que você precisa é apenas um navegador web… sem instalação de agentes, softwares adicionais ou plugins.

O software Apache Guacamole serve como uma ferramenta de Área de Trabalho Remota, pois permite conexão SSH, VNC e RDP. Ele funciona como um “gateway” de Desktop Remoto que só precisa ser instalado em um servidor central. Assim, ele irá fornecer um painel de controle, baseado na web, que lhe permitirá mudar rapidamente de uma máquina para outra – tudo dentro da mesma janela do navegador da web 😉

Software livre e gratuito, o Apache Guacamole é escrito em JavaScript e usa apenas HTML5 para estabelecer conexão remota via navegador web. Ou seja, o usuário que deseja acessar remotamente máquinas Linux e Windows necessitará somente de um navegador web moderno ou dispositivo habilitado para web para acessar qualquer um dos sistemas remotamente.

Para que haja compatibilidade com o VNC, o Guacamole usa a biblioteca libvncclient. Por outro lado, para permitir a conectividade via RDP é possível através do projeto FreeRDP. Os desenvolvedores afirmam que isto o torna e o mantém como projeto open source destinado a ser um servidor multi-protocolo remoto que roda via HTML5.

Por fim, seguem as principais funcionalidades do Apache Guacamole:

– sem necessidade de agentes: o cliente Guacamole é um aplicativo Web via HTML5;
– centralização do acesso: não precisa de softwares instalados em cada máquina que estiver. Somente instale um servidor na nuvem e acesso em qualquer lugar;
– software livre e gratuito: licenciado sob a Licença Apache, Versão 2.0, e é ativamente mantido por uma comunidade de desenvolvedores que usam Guacamole para acessar seus próprios ambientes de desenvolvimento;
– documentação completa: incluindo tutoriais básicos e conceituais no manual online;
e mais…

Acessar remotamente máquinas Linux e Windows

ATENÇÃO
Recomendo instalar essa ferramenta em um ambiente de testes primeiramente, pois ele exige instalação de muitos pacotes. Para evitar contratempos, instale-a e configure-a em ambiente isolado para depois colocar em um ambiente de produção!

Para instalar o Apache Guacamole modo Servidor, eu usei o Ubuntu Linux Server, como exemplo. Mas, você pode instalar diretamente na sua máquina desktop que deseja acessar remotamente, caso prefira.

Existem algumas opções de instalação, mas recomendo usar um script chamado “Guacamole Install Script” para realizar o processo mais rápido e fácil. Este script instalará a versão mais recente do Apache Guacamole (0.9.11) no seu sistema Ubuntu Linux. Apenas uma pequena intervenção do usuário é necessária. Tudo será executado automaticamente. Ele irá instalar todas as dependências e pacotes necessários (incluem banco de dados Mysql e servidor de aplicação java Tomcat) que precisar para configurar um gateway de desktop remoto completo.

Para fazer download do script de instalação no Ubuntu 16.04:

wget https://raw.githubusercontent.com/MysticRyuujin/guac-install/master/guac-install.sh

Conceder permissão de execução:

chmod +x guac-install.sh

Executar script:

sudo ./guac-install.sh

Pronto! Ao término da execução do script acesse um nevador web com a URL http://IP:8080/guacamolecom usuário e senha padrão guacadmin

index-apache-guacamole-linuxdescomplicado

Depois de acessado, você verá um Dashboard padrão do serviço. Para criar iniciar uma conexão remota, prossiga para o Menu >> Settings >> Connections:

guacamole

guacamole-1

Uma vez conectado a máquina remota, você poderá usar o conjunto de teclas CTRL+ALT+SHIFT para usar alguns recursos adicionais do teclado – muito útil se estiver usado por algum dispositivo móvel – e fechar a conexão remota para retornar a tela inicial do sistema.

guacamole-2

Pronto!! Desfrute dessa ferramenta 😉


Via | OSTechinx

Ricardo Ferreira

Ricardo Ferreira

Fundador do Linux Descomplicado - LD.

Sempre em busca de novos conhecimentos, preza por conteúdo de qualidade e auto-explicativo. Por isso, persiste em criar um site com artigos relevantes para todos os leitores do Linux Descomplicado!
Ricardo Ferreira

Comentários

comentários

Desenvolvedor ou Sysadmin? Leia isso...

Docker é uma plataforma para desenvolvimento, provisionamento e execução de aplicações usando tecnologia de containers.

Se você é um desenvolvedor ou sysadmin você poderá ter diversas vantagens usando a plataforma Docker:
  • Desenvolve uma vez...executa em qualquer lugar;
  • Sem preocupações (dependências e/ou pacotes)... foco no desenvolvimento;
  • Elimina inconsistências na entrega das aplicações e/ou serviços;;
  • Evita o “localhost funciona”;
  • Promove uma infraestrutura escalável;

Conheça o Curso Docker - Introdução a administração de containers. Ele é introdutório a plataforma Docker e lhe dará melhor compreensão sobre as vantagens da ferramenta.


Inscreva-se agora (50% OFF) »

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ LER...

  • Ótima solução, um amigo me indicou uma vez e realmente funciona muito bem. Quem quiser a tradução dele pra pt_BR eu criei uma e acho que pode ajudar a galera. Não sei se está 100%, porém ta funcional. https://mega.nz/#!p01CxQBL!Ktn9ZVfBgGRGwK60oRbfs-ZW7tFcZ3KQlomgO_Cd1Ks
    Após instalar é só ir na pasta do guacamole, e jogar o arquivo dentro da pasta translations.

    • linux10complica

      Agradeço pela sua contribuição!

  • Jesus Norris

    Bah, apesar de ter precisado executar 2 vezes o script (parece que faltaram alguns arquivos durante a instalação mas que o próprio script instalou após o erro… esquisito) funcionou muito bem e já coloquei as máquinas cadastradas nele para serem gerenciadas. Agora não preciso mais ficar instalando vncviewer nas máquinas para quando estou fora da minha estação. Muito obrigado.

    • Carlos Bruno

      Tenta instalar “dos2unix” via apt-get.

  • RODRIGO

    Sem agente ou sem client? Como ele vai acessar VNC por exemplo sem um agente de VNC instalado na máquina remota? O site do projeto diz que é clientless, e não agentless…