O Apache Guacamole é um aplicação web HTML5 que pode ser usado para acessar remotamente máquinas Linux e Windows, tanto servidores como desktops, através de um navegador web. Tudo que você precisa é apenas um navegador web… sem instalação de agentes, softwares adicionais ou plugins.

O software Apache Guacamole serve como uma ferramenta de Área de Trabalho Remota, pois permite conexão SSH, VNC e RDP. Ele funciona como um “gateway” de Desktop Remoto que só precisa ser instalado em um servidor central. Assim, ele irá fornecer um painel de controle, baseado na web, que lhe permitirá mudar rapidamente de uma máquina para outra – tudo dentro da mesma janela do navegador da web 😉

Software livre e gratuito, o Apache Guacamole é escrito em JavaScript e usa apenas HTML5 para estabelecer conexão remota via navegador web. Ou seja, o usuário que deseja acessar remotamente máquinas Linux e Windows necessitará somente de um navegador web moderno ou dispositivo habilitado para web para acessar qualquer um dos sistemas remotamente.

Para que haja compatibilidade com o VNC, o Guacamole usa a biblioteca libvncclient. Por outro lado, para permitir a conectividade via RDP é possível através do projeto FreeRDP. Os desenvolvedores afirmam que isto o torna e o mantém como projeto open source destinado a ser um servidor multi-protocolo remoto que roda via HTML5.

Por fim, seguem as principais funcionalidades do Apache Guacamole:

– sem necessidade de agentes: o cliente Guacamole é um aplicativo Web via HTML5;
– centralização do acesso: não precisa de softwares instalados em cada máquina que estiver. Somente instale um servidor na nuvem e acesso em qualquer lugar;
– software livre e gratuito: licenciado sob a Licença Apache, Versão 2.0, e é ativamente mantido por uma comunidade de desenvolvedores que usam Guacamole para acessar seus próprios ambientes de desenvolvimento;
– documentação completa: incluindo tutoriais básicos e conceituais no manual online;
e mais…

Acessar remotamente máquinas Linux e Windows

ATENÇÃO
Recomendo instalar essa ferramenta em um ambiente de testes primeiramente, pois ele exige instalação de muitos pacotes. Para evitar contratempos, instale-a e configure-a em ambiente isolado para depois colocar em um ambiente de produção!

Para instalar o Apache Guacamole modo Servidor, eu usei o Ubuntu Linux Server, como exemplo. Mas, você pode instalar diretamente na sua máquina desktop que deseja acessar remotamente, caso prefira.

Existem algumas opções de instalação, mas recomendo usar um script chamado “Guacamole Install Script” para realizar o processo mais rápido e fácil. Este script instalará a versão mais recente do Apache Guacamole (0.9.11) no seu sistema Ubuntu Linux. Apenas uma pequena intervenção do usuário é necessária. Tudo será executado automaticamente. Ele irá instalar todas as dependências e pacotes necessários (incluem banco de dados Mysql e servidor de aplicação java Tomcat) que precisar para configurar um gateway de desktop remoto completo.

Para fazer download do script de instalação no Ubuntu 16.04:

wget https://raw.githubusercontent.com/MysticRyuujin/guac-install/master/guac-install.sh

Conceder permissão de execução:

chmod +x guac-install.sh

Executar script:

sudo ./guac-install.sh

Pronto! Ao término da execução do script acesse um nevador web com a URL http://IP:8080/guacamolecom usuário e senha padrão guacadmin

Depois de acessado, você verá um Dashboard padrão do serviço. Para criar iniciar uma conexão remota, prossiga para o Menu >> Settings >> Connections:

Uma vez conectado a máquina remota, você poderá usar o conjunto de teclas CTRL+ALT+SHIFT para usar alguns recursos adicionais do teclado – muito útil se estiver usado por algum dispositivo móvel – e fechar a conexão remota para retornar a tela inicial do sistema.

Pronto!! Desfrute dessa ferramenta 😉

Publicidade

Via | OSTechinx