Remmina – software livre para administração e conexão de ambiente de trabalho remoto

Remmina-linuxdescomplicado

O Remmina é uma ferramenta open source para para administração e conexão de ambiente de trabalho remoto com outras máquinas, com sistemas operacionais, por exemplo. Ele tem como objetivo facilitar a vida de quem trabalha com várias máquinas remotas e softwares que não são suportados, nativamente, no Linux. Tudo isso, oferecendo um gerenciador de conexões, e o acesso aos computadores, com apenas alguns cliques.

Remmina

REMMINA

Ele funciona, mais precisamente, como um gerenciador de conexões remotas para ambientes desktop. Suporta vários protocolos de conexão, como VNC, RDP, SSH, NX, SFTP e XDMCP. O software, lançado inicialmente em 2009, tem o propósito de conectar o Linux a outros sistemas; e está disponível por padrão no Ubuntu desde da versão 12.04.

O Remmina tem algumas janelas, como para criar conexões, editá-las, removê-las e outros recursos. Tudo bem simples e fácil de manusear. “É um software que pode ser muito bem utilizado sem tantas complicações. O Remmina é bem intuitivo e fácil de ser utilizado, o que torna a experiência melhor para quem precisa de usá-lo diariamente”, comenta Renato Villas, gerente de TI de uma multinacional.

“O Remmina projeta fielmente a outra máquina que você está usando. Claro que não é exatamente da mesma maneira como se tivesse na frente da tela, no entanto, é uma solução muito boa e a melhor disponível”, continua.

Recursos

Entre os recursos do Remmina, está a capacidade em operar em diversos modos de tela, como em modo janela ou maximizado. Há diversos modos que otimizam a experiência do usuário, como por exemplo o modo “viewport”, que permite com que a tela seja arrastada automaticamente com a direção do mouse.

Remmina_FreeBSD-vnc-fc21_scrn2

Além disso, com o Remmina, é possível acessar programas e jogos que não estão instalados no Linux; já que você estará acessando outro sistema remotamente, como o Windows, por exemplo. E isso vária para vários segmentos, que vão do Netflix ao 888poker, por exemplo.

O Remmina é indicado como melhor opção entre outras opções existente com o mesmo propósito, bem como o Rdesktop e o Vinagre. A versão estável mais recente é a 1.2. Para instalar no seu sistema, prossiga para a página oficial de Download AQUI.

Usando

Para acessar uma máquina em conexão remota é preciso entender o funcionamento do “cliente e do servidor”:

CLIENTE: computador que irá se conectar a outra máquina
SERVIDOR: computador que será acessado remotamente. Servirá o acesso para conexão remota

Para configurar a máquina que será acessada remotamente (máquina SERVIDOR) é preciso ter habilitado o recurso que permite que outra máquina realize conexão remota. No Ubuntu, por exemplo, clique no Dash e digite: “Compartilhamento da área de trabalho” e selecione essa função.

Depois, na tela que aparece, selecione a opção “Permitir que outros usuários vejam sua Área de Trabalho” e configure as opções conforme suas necessidades, como exigir o uso de senha, por exemplo:

Agora, descubra o endereço IP do computador SERVIDOR!

Por fim, configure a máquina CLIENTE, que fará a conexão remota, abrindo o programa Remmina. Depois de aberto, clique no “ícone nova conexão” e depois selecione o protocolo “VNC – Computação em Rede Virtual” e informe o endereço IP do SERVIDOR:

Pronto! Clique em “Conectar” 😉

Ricardo Ferreira

Ricardo Ferreira

Fundador do Linux Descomplicado - LD.

Sempre em busca de novos conhecimentos, preza por conteúdo de qualidade e auto-explicativo. Por isso, persiste em criar um site com artigos relevantes para todos os leitores do Linux Descomplicado!
Ricardo Ferreira

Comentários

comentários


VOCÊ TAMBÉM PODERÁ LER...