Saiba como criar um servidor VPS Linux na infraestrutura de nuvem da DigitalOcean

Criar-servidor-VPS-Linux-linuxdescomplicado

VPS (“Virtual Private Server”) ou servidor privado virtual, numa tradução literal, é um recurso recomendado quando se deseja hospedar algum serviço de rede em uma infraestrutura de nuvem. A diferença básica de uma hospedagem tradicional, com ambientes compartilhados, o uso de um servidor VPS refere-se, entre outras coisas, a concessão do acesso de um perfil de administrador (root) para cada instância alocada. Ou seja, você passa a ser administrador do recurso computacional criado na nuvem. Sendo assim, veja como criar um servidor VPS Linux na infraestrutura de nuvem da DigitalOcean – empresa norte-americana de hospedagem de servidor na nuvem.

Contextualizando

Muitos profissionais de TI, como programadores e desenvolvedores, utilizam servidores VPS para provisionar suas aplicações. Frequentes alterações nos códigos e/ou em configurações do próprio host, passam a ser feitas através de acesso privilegiado (root). Ou seja, você passa a ser administrador do próprio recurso computacional.

SERVIDOR-VPS

O uso de um servidor VPS é solução indicada caso queira ter mais controle sobre o ambiente alocado. Ou, por exemplo, o seu website precisa de recursos que vão além dos oferecidos pelo serviço de hospedagem comum, como rodar scripts mais avançados ou trabalhar com APIs diversas. Usando um servidor VPS na nuvem você passa a ter controle e flexibilidade do recurso usado. Em resumo, um servidor VPS nada mais que uma máquina virtual na nuvem :)

DigitalOcean

DigitalOcean é uma empresa norte-americana que fornece uma infraestrutura em nuvem para os administradores implantarem e dimensionarem suas aplicações e serviços. Em 2015, foi considerada a segunda maior empresa de hospedagem de servidores em nuvem no mundo.

DigitalOcean

Rotulada, inicialmente, como “concorrente” a AWS – plataforma de serviços em nuvem da Amazon – a DigitalOcean veio para ser voltada para serviços de médio porte a custos menores e com excelente recurso computacional. Ideal para desenvolvedores, pois, literalmente, não precisa saber muito para iniciar um servidor VPS Linux ou provisionar servidores. Além disso, a empresa oferece “milhares” de tutoriais que ensinam a configurar e instalar diversos serviços de rede comuns :)

Outra vantagem… todos os planos da DigitalOcean contam com servidores usando SSDs, o que torna a leitura e escrita em disco mais eficiente. Além do mais, todos os servidores (chamados de droplets) são exclusivos, ou seja, ao contratar e pagar por um plano, só você utilizará os recursos da máquina em questão, não compartilhando esses recursos com outros usuários. Veja mais aqui sobre isso.

Algo que pode ser desvantajoso é o fato dos pagamentos, para manter um servidor VPS na DigitalOcean, serem feitos em moeda americana (Dólar). Mas, mesmo assim a partir de $5,00 (cinco dólares) por mês você poderá criar um servidor VPS Linux, suficiente, para suportar de 2 a 3 sites com médios acessos com o Ubuntu Server, MySQL, PHP-FPM e Nginx configurados, por exemplo. Além disso, é possível escolher a região global do Data Center, onde o servidor será iniciado sem aumentar o custo de serviço. Porém, um o backup semanal (4x ao mês), caso acionado, aumenta em 20% do valor do servidor escolhida. Nesse cenário, com backup semanal, será cobrado $6,00 (seis dólares) mensais :)

Por fim, a cobrança é feita por hora, com fechamento de ciclo mensal e sempre que você inicia um servidor. Inclusive, mesmo com o servidor desligado você será cobrado, pois espaço em disco, CPU, RAM e endereço IP estão reservados pra você. O que não acontece na AWS.

Criar um servidor VPS Linux

Antes de tudo, faça o cadastro na plataforma da DigitalOcean – para GANHAR um cupom de $10 dólares, para criar seu primeiro servidor VPS, cadastre-se na plataforma somente por esse LINK :)

DIGITALOCEAN-1

Confirme seu cadastro no link enviado para seu e-mail e prossiga para o login na plataforma. Contudo, mesmo com sua conta criada e validada, você ainda não pode criar uma droplet. A DigitalOcean exige que você adicione um cartão de crédito internacional para completar o cadastro com essas informações.

Pronto!! Com a conta ativa e funcional, você poderá criar o seu primeiro servidor VPS Linux na nuvem \o/.

1 – Criar Droplet na DigitalOcean

No topo da página, você verá um botão intitulado “Create Droplet“. Clique nele para criar seu primeiro servidor VPS na nuvem. Logo em seguida, selecione o sistema operacional do Droplet:

DIGITALOCEAN-SO

2 – Selecionar tamanho do Droplet

Para apenas testar a criação e configuração de um servidor VPS Linux, a configurações com valor mensal de $5,00 está suficiente. Clique neste valor e o deixe-o selecionado:

DIGITALOCEAN-SIZE

3 – Finalizar

O restante das opções você pode deixar padrão. Não altere nenhuma delas. Basta ir até ao fim e inserir um novo nome ao Droplet a ser criado:

Peek 2017-05-24 23-52

Você será redirecionado para uma tela com todos as Droplets criadas! Para confirmar que seu servidor está realmente pronto para o uso, acesse seu e-mail e confirme se recebeu os dados para o login remoto a servidor VPS Linux. No seu e-mail constará as informações como login, senha e endereço de IP para acessar o seu servidor. É importante manter esses dados seguros! #ficadica

De posse destas informações você poderá acessar seu novo servidor VPS Linux por via do protocolo SSH, informando usuário e IP do servidor \o/

Considerações Finais

O provisionamento de um servidor VPS na DigitalOcean é algo simples e rápido. Além disso, você possui controle total sobre o servidor!

Isto garante ao administrador do serviço uma flexibilidade enorme, no qual lhe permite em poucos minutos criar uma infraestrutura na nuvem rapidamente e com menor custo :)

Ricardo Ferreira

Ricardo Ferreira

Fundador do Linux Descomplicado - LD.

Sempre em busca de novos conhecimentos, preza por conteúdo de qualidade e auto-explicativo. Por isso, persiste em criar um site com artigos relevantes para todos os leitores do Linux Descomplicado!
Ricardo Ferreira

Comentários

comentários

Desenvolvedor ou Sysadmin? Leia isso...

Docker é uma plataforma para desenvolvimento, provisionamento e execução de aplicações usando tecnologia de containers.

Se você é um desenvolvedor ou sysadmin você poderá ter diversas vantagens usando a plataforma Docker:
  • Desenvolve uma vez...executa em qualquer lugar;
  • Sem preocupações (dependências e/ou pacotes)... foco no desenvolvimento;
  • Elimina inconsistências na entrega das aplicações e/ou serviços;;
  • Evita o “localhost funciona”;
  • Promove uma infraestrutura escalável;

Conheça o Curso Docker - Introdução a administração de containers. Ele é introdutório a plataforma Docker e lhe dará melhor compreensão sobre as vantagens da ferramenta.


Inscreva-se agora (50% OFF) »

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ LER...