ifconfig e outros – comandos Linux de rede obsoletos há anos e que já possuem sucessores

ifconfig-e-outros–comandos-Linux-de-rede-obsoletos

Os comandos arp, ifconfig, iptunnel, netstat, route, iwconfig e nameif foram (ainda são) essenciais para administrar configurações de rede no Linux, mas estão obsoletos há anos e, provavelmente, você ainda os usa; deixaram de ser mantidos e passaram ao status, de desenvolvimento, “deprecated” por várias distribuições Linux. Embora ainda funcionais, elas são, realmente, consideradas obsoletas e, portanto, devem ser renunciadas em favor de ferramentas mais “modernas”.

Pacote net-tools

Os comandos de rede Linux, em questão, arp, ifconfig, iptunnel, netstat, route, iwconfig e nameif fazem parte do pacote “net-tools”. Contudo, esse pacote não é mantido há anos (décadas), tornando as ferramentas presentes nele obsoletas.

network communication

A funcionalidade fornecida por vários desses comandos foi “melhorada” no novo pacote “iproute2″, principalmente através do seu novo comando ip. O código do pacote “iproute2″ está disponível no Kernel.org. A documentação do “iproute2″ está disponível na wiki Oficial do Linux Foundation e no PolicyRouting.org.

Obsoletos?

Qualquer pessoa que tenha administrado sistemas Linux por qualquer período de tempo certamente aprendeu a usar os utilitários de ferramentas de rede para realizar suas tarefas. Se você está acostumado a usar comandos como ifconfig, arp e netstat para executar tarefas de rede, você deve repensar seus hábitos.

e8005d337be2fcd130d1ebb0ce2a97da

Para esses comandos, o status “deprecated” vem sendo anunciado há alguns anos, embora muita gente continue sem saber. Muito se deve a vários manuais e tutoriais que continuam se fixando na forma clássica e a desenvolvedores de ferramentas de rede que ainda usam esses utilitários :(

Por enquanto, os usuários que estão acostumados a digitar comandos como estes, provavelmente, ainda estão seguros. Na pior das hipóteses, eles precisam instalar o pacote “net-tools”, explicitamente, caso já esteja instalado na sua distribuição Linux (o Debian 9 parece não mais tê-lo instalado por default).

Em resumo, o status “deprecated” representa que um pacote não está mais sendo mantido, mas ainda funciona, podendo deixar de funcionar caso os desenvolvedores das distribuições o decidam fazer. Portanto, é bom ter em mente os “novos” comandos de rede que devem ser usados em substituição aos “antigos”.

O sucessor

O iproute2 é uma coleção de utilitários para controle de redes TCP/IP e controle de rede no Linux. Atualmente, é mantida por Stephen Hemminger. O autor original é o Alexey Kuznetsov, conhecido pela implementação da QoS no kernel do Linux.

A maioria dos manuais de configuração de rede ainda se refere ao ifconfig e route como as principais ferramentas de configuração de rede, mas o ifconfig é conhecido por se comportar de forma inadequada em ambientes de rede modernos. Assim, eles são considerados obsoletos, mas a maioria das distros ainda os inclui.

Sendo assim, segue lista com os comandos obsoletos e seus respectivos “sucessores” contidos no pacote iproute2:

Obsoleto Sucessor
arp ip n (ip neighbor)
ifconfig ip a (ip addr), ip link, ip -s (ip -stats)
iptunnel ip tunnel
route ip r (ip route)e
nameif ip link, ifrename
iwconfig iw
netstat ss, ip route (for netstat-r), ip -s link (for netstat -i), ip maddr (for netstat-g)
mii-tool ethtool

Via | Blog Dougvitale

Ricardo Ferreira

Ricardo Ferreira

Fundador do Linux Descomplicado - LD.

Sempre em busca de novos conhecimentos, preza por conteúdo de qualidade e auto-explicativo. Por isso, persiste em criar um site com artigos relevantes para todos os leitores do Linux Descomplicado!
Ricardo Ferreira

Comentários

comentários

Desenvolvedor ou Sysadmin? Leia isso...

Docker é uma plataforma para desenvolvimento, provisionamento e execução de aplicações usando tecnologia de containers.

Se você é um desenvolvedor ou sysadmin você poderá ter diversas vantagens usando a plataforma Docker:
  • Desenvolve uma vez...executa em qualquer lugar;
  • Sem preocupações (dependências e/ou pacotes)... foco no desenvolvimento;
  • Elimina inconsistências na entrega das aplicações e/ou serviços;;
  • Evita o “localhost funciona”;
  • Promove uma infraestrutura escalável;

Conheça o Curso Docker - Introdução a administração de containers. Ele é introdutório a plataforma Docker e lhe dará melhor compreensão sobre as vantagens da ferramenta.


Inscreva-se agora (50% OFF) »

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ LER...

  • Clayton…

    Bom saber…

  • Faber Rocha

    Tenso abandonar o ifconfig…