NFSen: um completo analisador de tráfego de rede

Possuir medições precisas sobre o tráfego da rede é de suma importância ao que diz respeito a análise do uso da banda larga da sua rede. Qualquer rede, a menor que seja, deve conter um analisador de tráfego para visualizar as estatísticas de fluxo de dados. Isso é importante, porque determina quem e como está sendo usada sua rede. A partir desses dados você pode consultar históricos de uso da rede e definir alertas baseados em determinadas condições, por exemplo! Para um uso completo desse recurso você deve conhecer o NFSen.

Imagine você poder responder perguntas como: quantos bytes foram enviados para IP 8.8.8.8 via porta 53 do servidor Linux? Isso é um exemplo de NFDump e ferramentas NETFlow. Elas te dão capacidade para monitorar e analisar o tráfego da sua rede.

Então o NFsen é uma ferramenta NETFlow baseada no NFDump que trabalha através de um browser. Tornando assim mais fácil seu uso:

Você precisa saber

Netflow é o protocolo desenvolvido pela Cisco para gerenciar os dados sobre o tráfego IP. Em poucas palavras usando Netflow você pode coletar dados e enviá-lo ao coletor Netflow que vai mostrar os gráficos intuitivos. Permitindo ter uma visão completa dos dados que foram enviados e recebidos nesses hosts (incluindo IP de destino e origem, porta, bytes transferidos, entre outros).

Nfdump é o coletor de dados NETFlow. E o Nfsen, como disse anteriormente, é a ferramenta para a geração de gráficos e relatórios para consulta Nfdump.

Para mais informações

Ricardo Ferreira

Ricardo Ferreira

Fundador do Linux Descomplicado - LD.

Sempre em busca de novos conhecimentos, preza por conteúdo de qualidade e auto-explicativo. Por isso, persiste em criar um site com artigos relevantes para todos os leitores do Linux Descomplicado!
Ricardo Ferreira

Comentários

comentários

Curso Docker - Introdução a administração de containers

Docker é uma plataforma para desenvolvimento, provisionamento e execução de aplicações usando tecnologia de containers.

Se você é um desenvolvedor ou sysadmin você poderá ter diversas vantagens usando a plataforma Docker:
  • Desenvolve uma vez...executa em qualquer lugar;
  • Sem preocupações (dependências e/ou pacotes)... foco no desenvolvimento;
  • Elimina inconsistências na entrega das aplicações e/ou serviços;;
  • Evita o “localhost funciona”;
  • Promove uma infraestrutura escalável;

Este curso é introdutório a plataforma Docker e lhe dará melhor compreensão sobre as vantagens da ferramenta.


Inscreva-se agora »

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ LER...