Encontrar um arquivo no Linux pode ser uma tarefa difícil, principalmente para quem usa apenas o campo de pesquisa do Nautilus. Via interface gráfica (GUI) é possível fazer a busca por determinado arquivo, contudo existe uma certa ineficiência na exatidão da consulta. Para administradores de sistemas Linux, trabalhar com o comando find é imprescindível por ter melhores resultados na pesquisa. Em contrapartida para usuários iniciantes ou não-técnicos isso é uma grande complicação. Portanto, nesse artigo, contém um guia de como usar o comando find no seu dia-a-dia sem muita dificuldade.

Find e Locate

Ambos servem para pesquisar arquivos no sistema de diretórios do Linux. Contudo existem algumas diferenças que precisam ser salientadas.

O comando FIND é utilizado para procurar por arquivos na árvore de diretórios. Isto é, ele tenta localizar o que solicitamos dentro do local que indicamos checando os subdiretórios também.

A sintaxe do comando é:

$ sudo find “caminho” “opções” “nome_do_que_será_procurado”

Por exemplo:

$ sudo find / -name printer
/usr/share/foomatic/db/source/printer
/usr/share/terminfo/p/printer
/sys/class/printer

Sendo que aqui ele está procurando no diretório raiz (/) pelo termo “printer”.

Já o comando LOCATE pesquisa em uma base de dados de nomes de arquivos por nomes que satisfaçam um determinado padrão. Isto é, ele executa a busca a partir de uma base. Por questões de constantes alterações na arvore de arquivos e diretórios, é necessário que esta base de dados também seja atualizada.

A sintaxe do comando é:

Como informado anteriormete ele faz a busca dentro de uma base que é construída com o comando updateb. Portanto, você precisa executar primeiramente esse comando para puder carregar a base de dados que servirá como consulta do comando locate:

$ sudo updatedb

Logo após, execute o comando locate:

locate “nome”

Usando a interface gráfica

O uso de uma interface gráfica (GUI) lhe possibilita desfrutar de diversas ferramentas e recursos que vão auxiliar na execução de comandos. No caso do comando FIND e LOCATE, existe uma GUI que satisfaz completamente as pesquisas de arquivos no Ubuntu Linux. Ela é chamada gnome-search-tool.

Para acessá-la podemos:

1. Clicar no Menu Aplicativos Acessórios >> Pesquisar por arquivos.

OU

2. Pressionar a combinação de teclas Alt+F2 e na caixa de diálogo Executar aplicativo, digite o comando gnome-search-tool. Observe a figura:

Surgirá essa tela:

Utilizando a ferramenta

A ferramenta é bastante prática e simples de ser utilizada. Podendo adicionar uma regra para procurar um arquivo por diversos filtros, selecionando MAIS OPÇÕES (como segue na imagem acima):

* Contém no texto
* Ultima Modificação
* Tamanho mínimo
* Dono do arquivo
* Nome contém
* Entre outros

Logo após selecionar o(s) filtro(s) escolhido(s) clique em ADICIONAR.

Publicidade

Sendo assim, essa é uma excelente dica para melhorar suas buscas!