Conheça as vantagens do PlayOnLinux

playonlinux

Mesmo com uma infinidade de alternativas de softwares livres, infelizmente a maioria dos softwares são desenvolvidos para o Windows. Muito pela popularidade do sistema, que ocupa uma fatia maior no mercado de desktops que o Linux. Mesmo assim, caso um usuário Linux tenha interesse por executar alguma aplicação que não roda nativamente no sistema basta usar um programa que garanta compatibilidade. O mais popular é o Wine, mas existe o PlayOnLinux.

O Wine (Wine Is Not an Emulator) é um aplicativo que permite rodar aplicativos nativos do Windows em outros sistemas operacionais, inclusive no Linux. Ele não emula integralmente o Windows em outro sistema, apenas “traduz” as bibliotecas nativas do Windows no momento que o programa é executado. Assim, garante um desempenho confiável e sem retardos. Inclusive, recentemente ele recebeu uma grande atualização.

Contudo, o Wine, para a maioria dos usuários, possui funções complexas que podem causar dificuldades para quem não está acostumado a lidar com ele :( Por isso, uma alternativa, que pode ser considerada “o primo” do Wine, chamada PlayOnLinux poderá “facilitar” o caminho.

O PlayOnLinux veio para descomplicar 😉 O software funciona através da base do Wine, mas com uma interface mais simples e funções otimizadas para games de diversos gêneros, por exemplo.

A primeira versão do PlayOnLinux foi lançada há 10 anos, e a última estável foi divulgada em 2016 — 4.2.10, que pode ser baixada através no site oficial do projeto.
 
Mesmo decidindo usar o PlayOnLinux, é recomendado que, para executar melhor suas funcionalidades, ter o Wine instalado também.

Vantagens do PlayOnLinux

Além da facilidade e simplicidade, comparado ao Wine, o PlayOnLinux vem com um vasto suporte para jogos que não rodam nativamente no Linux.

Entre os jogos que o PlayOnLinux garante compatibilidade com o Linux, a lista é enorme. Entre os principais, estão Call of Duty: Modern Warfare 3, Fallout 3, Tomb Raider, entre outros. Interessante notar que algumas empresas já reconhecem a funcionalidade de softwares como o PlayOnLinux e o Wine. Por exemplo, na seção de FAQ do site da PokerStars, o Wine é recomendado como opção para quem usa o Linux \o/

PlayOnLinux

Para conseguir executar todos esses jogos, o software faz uso de um banco de dados de script online para assim introduzir em diversos jogos e aplicativos que necessitam de adaptação. Ele é produzido através de uma combinação de Bash e Python, que também servem de base para diversos outros softwares no Linux.

Além de tudo isso… o PlayOnLinux não permite são apenas a execução de jogos. Entre outros programas, o Amazon Kindle funciona sem problemas; por exemplo 😉

Entretanto, o software tem as suas falhas, como o próprio site oficial alerta, pode haver alguns bugs que resultam em uma experiência não tão fiel quando executado no Windows. Além disso, não são todos os jogos existentes que são suportados e os gráficos não são otimizados ao máximo.

Para instalar corretamente o programa e saber utilizar através dos detalhes para jogar, basta assistir este tutorial feito pelo Dionatan, do Blog DioLinux. Esse tutorial também serve para configurar o Wine 😉

Por fim, com suporte para muitos jogos, aplicativos, grátis e de fácil instalação, o PlayOnLinux é um software indispensável para quem gosta de jogos e ainda não pode usufruí-lo no Linux.

Ricardo Ferreira

Ricardo Ferreira

Fundador do Linux Descomplicado - LD.

Sempre em busca de novos conhecimentos, preza por conteúdo de qualidade e auto-explicativo. Por isso, persiste em criar um site com artigos relevantes para todos os leitores do Linux Descomplicado!
Ricardo Ferreira

Comentários

comentários

Curso Docker - Introdução a administração de containers

Docker é uma plataforma para desenvolvimento, provisionamento e execução de aplicações usando tecnologia de containers.

Se você é um desenvolvedor ou sysadmin você poderá ter diversas vantagens usando a plataforma Docker:
  • Desenvolve uma vez...executa em qualquer lugar;
  • Sem preocupações (dependências e/ou pacotes)... foco no desenvolvimento;
  • Elimina inconsistências na entrega das aplicações e/ou serviços;;
  • Evita o “localhost funciona”;
  • Promove uma infraestrutura escalável;

Este curso é introdutório a plataforma Docker e lhe dará melhor compreensão sobre as vantagens da ferramenta.


Inscreva-se agora »

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ LER...