20 anos desde do primeiro anúncio do GIMP

gimp-20_anos

Os primeiros 20 anos do GIMP chegaram! O projeto foi criado, e lançado em 1995, por dois estudantes chamados Spencer Kimball e Peter Mattis, como um trabalho de final de semestre na Universidade da Califórnia – Berkeley. Assim, em 21 de novembro de 1995, o primeiro anúncio foi batizado de “Image Manipulation Program Geral”, que logo em seguida foi rebatizado para “GNU Image Manipulation Program” – o GIMP 😉

AUMENTE SUA PRODUTIVIDADE!
Crie e administre aplicações entre ambientes diferentes. Tenha agilidade e padronização na entrega dos serviços de TI. E, assim, ganhe tempo e seja eficiente na entrega desses serviços. Saiba como

20 years

Desde o primeiro lançamento ao público (versão 0.54 – janeiro 1996) aos dias de hoje, o desenvolvimento do GIMP foi caracterizado pela adição de novos recursos projetados para todos os tipos de usuários e aplicações práticas através do uso de plugins (tal como é hoje); tornando-se uma excelente ferramenta livre para edição e criação de imagens.

Até sua última versão principal, atualmente ( 2.8.x ), muitos aspectos foram otimizados; bem como: o redesenho da interface gráfica (modo de janela única), e a melhora na compatibilidade com diferentes tipos de arquivos (por exemplo, SVG ).  Assim, no que diz respeito à interface de usuário, o GIMP tornou-se mais convencional para os usuários profissionais; e várias ferramentas se tornaram mais poderosos e fáceis de usar.

E o futuro?!

Conforme nota oficial de comemoração, nos últimos anos a equipe de desenvolvedores vêm trabalhando, arduamente, na implementação de um mecanismo de processamento de imagem mais robusto; chamado de GEGL. Em relação ao uso dessa nova engine, este trabalho está quase completo, e em breve veremos os benefícios de todas essas mudanças.

Além disso, para celebrar o 20º aniversário do GIMP, foi lançada uma atualização da versão estável do GIMP (2.8.x). Essa nova atualização de versão (2.8.16) possui:

  • suporte para grupos de camadas em arquivos OpenRaster – formato aberto para troca de gráficos baseados em camadas raster;
  • correções no suporte de camadas oriundas do PSD;
  • várias melhorias na interface usuário;
  • atualizações de tradução e;
  • muito mais…

Já a mudança de série da versão estável pública 2.8.x para a 2.9.x, ainda não ocorreu. A previsão é que seja feita em breve, pois essa nova série contará com atualizações importantes, bem como: o uso da engine GEGL totalmente funcional, suporte básico ao OpenEXR, novas ferramentas e muito mais. Este lançamento reunirá esforços de mais de três anos de trabalho e se tornará um marco em direção a série 2.10.x 😉 Para mais informações sobre essas mudanças de versões/séries consulte o RoadMap oficial.

Por fim, para fechar com a cereja do bolo, foi divulgado o novo site do GIMP – atualizado e renovado. A atualização inclui algumas melhorias, tais como: notícias com permalinks e um completo feeds RSS. O site também é agora responsive, melhorando a experiência em um dispositivo móvel ou tablet \o/

Ricardo Ferreira

Ricardo Ferreira

Fundador do Linux Descomplicado - LD.

Sempre em busca de novos conhecimentos, preza por conteúdo de qualidade e auto-explicativo. Por isso, persiste em criar um site com artigos relevantes para todos os leitores do Linux Descomplicado!
Ricardo Ferreira

Comentários

comentários


VOCÊ TAMBÉM PODERÁ LER...