Pergunta difícil, hein? Eu não sei como responder, mas o Elias de Carvalho Silveira, um ilustrador renomado e com ampla experiência, com certeza conhece a resposta. Seu maior objetivo é comprovar que não é preciso usar o Adobe Photoshop e outros softwares comerciais para ser um grande designer. Ele conseguiu usando o software livre GIMP. Saiba como.

O meu foco, nessa postagem, não é iniciar uma guerra entre usuários de um software ou de outro. Mas, divulgar um trabalho exemplar que tem como meta mostrar alternativas mais baratas e eficazes do que softwares adotados amplamente.

Elias trabalha no ramo desde 1986. Ele possui grandes casos de sucesso, tais como: ilustrações das capas da revista MAD, dos cartazes do filme “Os Caras de Pau e o Roubo do Anel” e de assuntos em geral em revistas como Playboy, Galileu, Super Interessante e Mundo Estranho; só esta última com duas capas premiadas feitas por ele; conforme fonte.

O Elias, com tanta experiência, resolveu publicar seus trabalhos na web criando uma FanPage chamada “Como viver sem o photoshop” (nome bem sugestivo 😉 )  e um espaço no Flickr. Em ambos, ele faz relatos contando um pouco de sua trajetória, até o uso do Photoshop. E, principalmente, a motivação do desligamento com um software tão consagrado no mercado.

Criei esta página para compartilhar minha experiência de migração do photoshop para o gimp, aqui postarei meus trabalhos realizados com softwares livres, tutoriais, links para assuntos pertinentes, vídeos, e também esse tal de “etc”. Via Fonte

A TRAJETÓRIA

Através do Curso de Produção Gráfica com Softwares Livres (Gimp, Inkscape, Scribus) – realizado na Unesp em outubro de 2012 – o Elias iniciou sua trajetória no GIMP. Com recursos, aparentemente inferiores,  o GIMP virou atrativo por possibilitá-lo fazer, praticamente, a mesma coisa que fazia com o Photoshop.

RECOMENDO QUE VEJA

Introdução ao GIMP Seleções com o Gimp – Parte 1 Seleções com o Gimp – Parte 2
G’MIC – plugin com mais de 200 filtros e efeitos para o GIMP

Assim, o Elias de Carvalho, diferentemente da maioria dos profissionais da área, resolveu trabalhar com o GIMP ao invés do Coreldraw, Photoshop ou outros programas profissionais. Para ele, a principal vantagem de softwares livres é a possibilidade de compartilhar melhorias no produto.

Quer mais informações?

Caso tenha interesse, em acompanhar o trabalho do Elias e segui-lo na migração do PhotoShop para o GIMP; você pode acompanhar os seguintes canais de comunicação:

FanPage Oficial – “Como viver sem PhotoShop”

Página no Flickr

FanPage Oficial – Elias de Carvalho Silveira

Publicidade

E alguns projetos feitos por ele: (pra servir de inspiração \o )