George Hotz, hacker conhecido por ser o primeiro a hackear o iPhone e PlayStation 3, está desenvolvendo seu próprio sistema de carro autônomo; que por sinal estar usando Ubuntu como sistema operacional. Em entrevista ao Bloomberg Business, nesta semana, ele falou sobre alguns de seus projetos; inclusive esse. A proeza está sendo feita sobre o Acura ILX – compacto executivo de luxo da Honda.

Carros autônomos parecem ser o futuro; e muitas empresas estão trabalhando com esta tecnologia. A capacidade de um carro em poder tomar suas próprias decisões no trânsito é algo que as montadoras estão procurando; e já possuem protótipos dessa tecnologia. Empresas como a Tesla e Google provaram que isso pode ser feito.

Contudo, para George Hotz o que está sendo desenvolvido está desatualizado e que ele pode fazer melhor. Sendo assim, ele fez uma readaptação em um Acura ILX 2016. Ele acrescentou um Lidar (Light Detection And Ranging ou, mais simplesmente, um radar laser) no teto do carro, uma tela de 21,5 polegadas no meio do painel de instrumentos, mais um par de câmeras ao redor do carro; e todo o hardware que ele precisa para executar o sistema Ubuntuvide imagem abaixo e vídeo no início do artigo

Publicidade

E embora não existam planos de vender o produto, Hotz também cita que a longo prazo ele gostaria de vender seu sistema para fabricantes de automóveis, ou mesmo um kit para que as pessoas possam desenvolver tudo sozinhas por cerca de US$ 1.000. Hotz explica que começou a trabalhar neste projeto há poucas semanas o.0, e o interior do ILX ainda parece uma bagunça com módulos e fios espalhados.

SIGA O LINUX DESCOMPLICADO

InstagramTelegramFacebookTwitterYouTube