Está disponível para Linux um novo cliente de e-mail, open source, chamado N1 da Nylas. Portanto, seguem as principais características e procedimentos de como instalá-lo na sua distro Linux.

Contextualizando

Há algum tempo, a Mozilla Foundation anunciou que vai reduzir o apoio ao Thunderbird e aumentar o tempo de desenvolvimento para o Firefox. Considerando que, durante anos, o Thunderbird tem sido o cliente de e-mail desktop mais completo para Linux, esse anunciou causou uma preocupação no que diz respeito a novas atualizações e funcionalidades do aplicativo.

Felizmente, há um novo cliente de email surgindo no mundo open source. Denominado N1, desenvolvido pela Nylas.

Características

N1 é um cliente de e-mail open source extensível e moderno, que oferece uma facilidade de uso que o Thunderbird, talvez, não ofereça. Foi desenvolvido como alternativa viável ao Microsoft Outlook, Mozilla Thunderbird; inclusive ao Microsoft Exchange 😉

A lista de recursos do N1  incluem uma interface de usuário moderna e apenas recursos suficientes para torná-lo utilizável para qualquer um. Entre outros recurso, estão inclusos:

  • Multiplataforma: N1 pode trabalhar com o Gmail, Yahoo, iCloud, Microsoft Exchange, IMAP, e mais; bem como rodar em Linux, Windows e Mac;
  • Modo offline
  • Criação de seus próprios pluginsframework Javascript;
  • Modo tela cheia (full screen);
  • Suporte à múltiplas contas;
  • Layout multi painéis;
  • Integração notificações (funciona com a maioria dos sistemas de notificação);
  • Função Respostas rápidas (reply);
  • E outras…

A moderna interface gráfica do Nylas N1 é capaz de integrar-se bem com o desktop popular, bem como: Linux, Microsoft Windows e ambientes Mac. Compreende muitas personalizações e temas; e especialmente, por exemplo, expandir suas funcionalidades através de extensões dedicadas (existe um plugin que permite traduzir os e-mails no idioma escolhido).

Outra característica interessante, é quando você utiliza um webmail (como o Gmail) a interface do Nylas N1 se adapta ao serviço online. Isso garante que as funcionalidades do webmail serão preservadas.

Instalação

Você encontra o Nylas N1 disponível para download gratuito diretamente em seu site oficial, em versões .DEB (Debian, Ubuntu e derivados) e .RPM (openSUSE, Fedora e derivados). Faça o download aqui.

No caso do Debian, Ubuntu e derivados, baixe o arquivo .DEB e salve-o em seu diretório ~/downloads. Abra o terminal e execute:

$ sudo dpkg -i N1.deb

No caso do openSUSE, Fedora e derivados, baixe o arquivo .RPM e salve-o em seu diretório ~/downloads. Abra o terminal e execute:

Publicidade
$ sudo rpm -i N1.rpm

Via | Linux.com