Depois de meses de trabalho pesado, o GNOME 3.20 foi lançado oficialmente hoje, 23 de março de 2016. Em breve estará disponível no populares distribuições GNU/Linux.

O GNOME é um dos ambientes gráficos mais famosos e mais utilizados em desktops Linux. É adotado pelas principais distros Linux, bem como: Fedora, openSUSE, Ubuntu GNOME, e muitos outros.

Essa versão do GNOME, 3.20, era bem esperada pela comunidade Linux e fãs do ambiente gráfico GNOME. Se torna a principal versão do ambiente, trazendo inúmeros novos recursos e melhorias para quase todas as suas aplicações e componentes. Nomeado de ‘Delhi’, o GNOME 3.20 está repleto de mudanças; exatamente 28.933 alterações, incluindo uma quantidade significativa de novos recursos marcantes. Entre eles, destaco suporte melhorado para o servidor gráfico Wayland (usado no Fedora Workstation 21 +superior), novo recurso “Shortcut Windows”, Dconf-editor renovado, pesquisa de arquivos no Nautilus com filtros mais avançados  e um muitas outros.

Assim, seguem as principais novidades encontradas nessa versão 3.20 do GNOME 😉

Controle de atalhos do teclado (Shortcut Windows)

GNOME 3.20 introduz um controle de atalhos do teclado repaginado; uma janela que lista todos os atalhos de teclado suportados no aplicativo que você está usando 😉

Edição de Fotos (Photo Editing)

Implementadas funções de edição de imagens (nativo do GNOME 3.20), como Cortar, girar, ajuste de cores e de melhoramento de imagem. Uma seleção de filtros artísticos também estão disponíveis 😉

Controles de Player (Music Player Controls)

Controles de mídias de áudio aparecerem na área de notificação quando uma faixa de música ou vídeo é reproduzido, oferecendo uma maneira simples de iniciar, parar e controlar a reprodução.

Pesquisa por arquivos melhorada (Finding Files Is Easier)

Filtros de pesquisa renovada tornou mais fácil para encontrar arquivos, durante a pesquisa. Esse recurso foi melhorado para mostrar os resultados mais rápido.

GOSTEI!! QUERO USAR

Para você experimentar o GNOME 3.20 você tem algumas opções. Entre elas, recomendo, esperar o lançamento oficial do Fedora Workstation 24 (o GNOME 3.20 virá por padrão); previsto para Junho desse ano (2016).

Outras opções seriam (somente para teste), baixar uma versão Live USB do OpenSUSE. Disponível aqui  (baixar versão GNOME_Next.x86) . Por fim, como Ubuntu GNOME 16.04 está prestes a ser lançado; essa versão NÃO virá com a versão 3.20 por padrão. Contudo, existe um PPA não oficial que traz o GNOME 3.20 para usuários do Ubuntu 16.04 LTS.

Como o lançamento do GNOME 3.20 foi feito hoje (23), é provável que nas próximas semanas as principais distros atualizem  seus repositórios oficiais e possam oferecer essa nova versão, por padrão, a seus usuários; já que a versão em todas as distros que usam o GNOME está na 3.18.

Publicidade

Via | SoftPedia.com | OMGUbuntu

SIGA O LINUX DESCOMPLICADO

InstagramTelegramFacebookTwitterYouTube