Ubuntu 16.10 liberado para download com Unity 8 disponível para testes e melhor integração com o snap

Depois de alguns meses em desenvolvimento, o download do Ubuntu 16.10 está disponível oficialmente. Depois das versões betas, previamente divulgadas, a última versão estável do Ubuntu 16.10 está liberada para download com melhor integração com o snap e Unity 8 disponível para testes.

AUMENTE SUA PRODUTIVIDADE!
Crie e administre aplicações entre ambientes diferentes. Tenha agilidade e padronização na entrega dos serviços de TI. E, assim, ganhe tempo e seja eficiente na entrega desses serviços. Saiba como

Oficialmente, conforme nota de lançamento da Canonical, a versão final do Ubuntu 16.10 foi liberada para desktops, servidores e cloud. Diversas novidades são aguardadas quando se fala em divulgação de novas versões. Contudo, o Ubuntu 16.10 vem com algumas novidades; mas, sem grandes mudanças consolidadas para o usuário final.

A tão esperada migração do Mir com o Unity 8 ainda não veio por padrão, mesmo que já disponível para testes – inicialmente, pensada para desenvolvedores detectarem bugs. Outro aspecto relevante, como a cada 6 meses a Canonical lança uma versão nova; fica muito difícil divulgar grandes novidades num espaço tão curto de tempo. Por isso, as versões LTS, por serem divulgadas a cada 2 anos, sempre vêem com um aperitivo a mais.

Sendo assim, caso você seja um usuário que gosta de atualizar o sistema a cada nova versão lançada, seguem novidades presentes no Ubuntu 16.10 (Yakkety Yak):

Principais Novidades

unity8-session-preview

  • Pequenas correções para o ambiente gráfico Unity 7.5 e para o gerenciador de janelas Compiz;
  • Melhor desempenho em máquinas virtuais – modo “Unity Low Graphics”;
  • Nova versão do gerenciador de arquivos Nautilus – versão 3.20;
  • Sessão preview do próximo Unity 8 disponível – limitado em tarefas básicas, por enquanto;
  • Aplicativos atualizados – LibreOffice 5.2, Mozilla Firefox 49, Ubuntu Software 3.20 e outros;
  • Ubuntu Software (GNOME Software) – melhor integração com aplicações Snap, por exemplo;
  • Linux Kernel 4.8;
  • Veja mais aqui

Download Ubuntu 16.10

ubuntu-download-oficial

Download do Ubuntu 16.10 (64 bits)
Download do Ubuntu 16.10 (32 bits)

Atualizar do Ubuntu 16.04 LTS para o Ubuntu 16.10

Antes saiba que o Ubuntu 16.10 terá suporte de 9 meses (término em Julho de 2017). Depois desse período, nenhuma atualização crítica será disponibilizada.

Diante disso, vá no Dash e digite “Software & Updates”. Depois de aberto, vá na aba “Updates”. Selecione na opção “Notificar-me sobre uma nova versão do Ubuntu” o item “Para qualquer nova versão”. Em seguida, pressione “Alt+F2″ e digite “update-manager” (sem as aspas).

O “Update Manager” (Gerenciador de atualizações) deverá informar a existência da nova versão Ubuntu 16.10. Por fim, clique em Atualizar e siga as instruções ;-).

Caso prefira, a opção pela linha de comando pode ser feita seguindo esse tutorial.

Ricardo Ferreira

Ricardo Ferreira

Fundador do Linux Descomplicado - LD.

Sempre em busca de novos conhecimentos, preza por conteúdo de qualidade e auto-explicativo. Por isso, persiste em criar um site com artigos relevantes para todos os leitores do Linux Descomplicado!
Ricardo Ferreira

Comentários

comentários


VOCÊ TAMBÉM PODERÁ LER...

  • Clayton…

    Algumas melhorias, bem bacana…