Pois é… essa é a proposta do projeto Go Terminal, criado pela Sophiware. Ser o novo modelo de emuladores de terminal para Linux. Com uma lista de enorme de opções, entre eles o Guake, Yakuake, Konsole e Terminator; o projeto Go Terminal, ainda em estágio beta de desenvolvimento, promete ser o futuro dos emuladores de terminal para Linux. Pois, oferece diversos recursos e funcionalidades diferenciadas; bem como: favoritar seus comandos e criar um ambiente interativo para os comandos escolhidos. Além disso, uma interface/aparência elegante e eficiente. Então, está cansado do seu velho e bom terminal Linux? Conheça o projeto Go Terminal.

Go Terminal

O Go Terminal é um emulador de terminal elegante e eficiente para Linux. Entusiastas e apaixonados por diversas funcionalidades que um emulador de terminal pode oferecer, entenderão e gostarão desse novo projeto. Desenvolvido pela empresa Sophiware, o Go Terminal foi projetado para oferecer diversas funcionalidades adicionais e uma interface visualmente moderna, elegante funcional.

Contudo, ainda está em estágio beta de desenvolvimento. Com versão, mais recente, de 0.0.1.

O que tem de diferente?!

Se você é um usuário ativo do terminal do Linux, deve conhecer e testar o Go Terminal 😉

1- Aparência

O Go Terminal tem uma interface elegante e eficiente, juntamente com várias opções para personalização da aparência. Peculiarmente, vem com uma barra lateral ao lado direito do terminal que oferece diversas funcionalidades:

Nessa barra lateral à direita você pode configurar e personalizar seu emulador de terminal. É possível modificar cores e temas (padrão Ubuntu):

2- Funcionalidade: Favoritar comandos

Apenas com um clique você pode “favoritar” seus comandos mais usados e salvá-los para executá-los novamente no futuro. A imagem abaixo mostra como adicionar um comando na lista de favoritos. Basta clicar no ícone (+) e informar um Título, uma Descrição e o Comando que deve ser executado:

No campo do comando foi informado o comando abaixo:

lsb_release -a

3- Funcionalidade: Flags interativas

Você pode definir “flags” para seus comandos favoritos e configurar ações interativas. Por exemplo: Se você deseja executar o comando ping, você pode fazer o Terminal “pedir” o nome de domínio (interação):

No campo do comando foi informado a Flag que deve ser usada como parâmetro para o comando ping.

ping ({Domain})

Para criar “Flags” no Go Terminal, você deve usar o padrão ({Nome_Flag}). Por exemplo, pode-se criar um campo de texto para solicitar o nome do arquivo que deve ser criado no momento que executar o comando “gedit”.

gedit ({nome_arquivo})

Opcionalmente, também é possível criar uma “Flag” com opção de seleção. Basta usar a expressão ({NomeFlag: [ "opção1” "opção2”]})

Publicidade

Por exemplo, pode-se criar uma opção de seleção para ver o ping de domínios definidos:

ping ({Domínios: [ [ "google.com”, "yahoo.com” ]/div>

Mais informações, aqui.

Quero testar

Se você está usando uma distribuição Linux baseada nos pacotes .deb, clique aqui e baixe diretamente esse formato. Por fim, execute:

$ sudo dpkg -i goterminal_amd64_0.0.1.deb

Caso contrário, baixe o fonte compactado .tar.gz aqui. Depois, crie um diretório para descompactar o arquivo. Extrai-o e execute o comando goterminal:

$ mkdir goterminal
$ mv goterminal_0.0.1.tar.gz goterminal
$ cd goterminal
$ tar -zxvf goterminal_0.0.1.tar.gz
$ sudo ln -s /home/ricardo/goterminal/goterminal /usr/local/bin/goterminal

Pronto! Execute:

$ goterminal
ok, server is running

Ressalvas

Está em estágio BETA. Atente-se para isso!!

E outra… não há nenhuma indicação clara no site oficial, se Go Terminal é livre para usar ou não. Contudo, é possível ver que existe uma versão gratuita limitada. A versão paga é completa. Segundo o site Go Terminal, a assinatura paga começa a partir de $ 2,90 para 1 ano.

Se você deseja ter acesso ao código-fonte, segue link do repositório GitHub.

Via | ItsFoss.com

SIGA O LINUX DESCOMPLICADO

InstagramTelegramFacebookTwitterYouTube