Gnome Boxes – uma alternativa simples para criar e usar máquinas virtuais no Linux

gnome-boxes-linuxdescomplicado

Gnome Boxes é um software de virtualização, construído sobre o Gnome Shell (GNOME 3.x), com foco na simplicidade e facilidade para criar e usar máquinas virtuais no Linux. Tem como objetivo fornecer uma interface fácil de gerenciar e configurar máquinas virtuais. Usando as “boxes” (máquinas virtuais) é possível acessar e usar tanto localmente quanto remotamente. Assim, o Gnome Boxes é uma alternativa viável para o VMware e VirtualBox (softwares de virtualização mais conhecidos).

AUMENTE SUA PRODUTIVIDADE!
Crie e administre aplicações entre ambientes diferentes. Tenha agilidade e padronização na entrega dos serviços de TI. E, assim, ganhe tempo e seja eficiente na entrega desses serviços. Saiba como

Gnome Boxes

AVISO
É importante frisar que o Gnome Boxes está disponível somente para quem estiver usando o Ambiente Desktop GNOME Shell.

O Gnome Boxes é destinado para usuários domésticos, pois foi pensado na facilidade para manipular máquinas virtuais. Entretanto, para oferecer um recurso enxuto e funcional, o Gnome Boxes faz uso do software de virtualização QEMU; que por sua vez precisa de extensões de virtualização de hardware (Intel VT-x ou AMD-v) para funcionar.

gnome-boxes

Estas extensões de virtualizações (Intel VT-x ou AMD-v) são configuradas na BIOS, pois são controladas diretamente pelo hardware do seu computador. Dificilmente seu computador não suportará isso (se já estiver usando o VirtualBox, pode ficar tranquilo… a extensão já está ativada). Mas, se o seu computador não tive suporte, então você não será capaz de usar o Gnome Boxes :(

O Gnome Boxes oferece inúmeras opções de personalização. Entre elas, destaco:

Exibir, acessar e usar:
– Hosts remotamente
– Máquinas virtuais remotas
– Máquinas virtuais locais
Exibir, acessar e usar máquinas virtuais em mídia removível
Exibir, acessar e usar conexões/máquinas compartilhadas
E mais…

Mão na massa

O Gnome Boxes está disponível em todas as Distribuições Linux que estejam sobre o ambiente Desktop Gnome Shell. Contudo, se você estiver usando uma versão recente do Gnome Shell e não tiver o Gnome Boxes instalado, você deve instalar o pacote gnome-boxes – independentemente de qual distro Linux esteja usando 😉

Por exemplo, se estiver usando Ubuntu:

sudo apt-get install gnome-boxes

Se o OpenSUSE:

sudo zypper install gnome-boxes

Ou se o Fedora:

sudo dnf install gnome-boxes

Uma vez instalado, execute no terminal o comando gnome-boxes ou acesse pelo painel de aplicativos do Gnome Shell 😉

Para criar máquinas virtuais, usando o Gnome Boxes, o processe é simples! Se você tiver um arquivo de imagem ISO salvo em algum diretório (Downloads, por exemplo) o Gnome Boxes encontrará automaticamente e exibirá uma lista de sistemas, que podem ser virtualizados a partir da imagem ISO, quando clicar no botão “Novo” (canto superior à esquerda):

gnome-boxes-1

Assim, você poderá escolher o arquivo ISO que gostaria de inicializar \o/ Depois de escolhido o arquivo, surgirá uma tela com informações de como será criado o ‘box’ – onde, é possível personalizar. Caso aceite as configurações pré-definidas (de memória e espaço em disco) clique em “Criar”… pronto, máquina virtual criada!!

Aguarde o processo de instalação para que sua máquina virtual fique disponível para uso.

Considerações

O Gnome Boxes é uma alternativa viável para criação de máquinas virtuais. Entretanto, não digo substituto para o VirtualBox ou VMware (softwares populares no assunto). Com o Gnome Boxes você tem facilidade de uso mesmo com poucas opções de configurações disponíveis – o que é ótimo se você estiver testando rapidamente uma nova distribuição Linux.

Também é ideal para quem nunca usou uma máquina virtual antes. Pois, como visto, tudo o que é pedido ao usuário é que ele selecione um arquivo de imagem ISO e o resto é feito pelo Gnome Boxes.

Sendo assim, se você pretende ter opções de configurações mais complexas o VirtualBox ou VMware devem ser usados.

Ricardo Ferreira

Ricardo Ferreira

Fundador do Linux Descomplicado - LD.

Sempre em busca de novos conhecimentos, preza por conteúdo de qualidade e auto-explicativo. Por isso, persiste em criar um site com artigos relevantes para todos os leitores do Linux Descomplicado!
Ricardo Ferreira

Comentários

comentários


VOCÊ TAMBÉM PODERÁ LER...

  • Isaac Amorim

    Muito bom!