UPSat – o primeiro satélite open source é lançado para o espaço

No dia 18 de abril de 2017, em Cabo Canaveral, na Flórida, um foguete Atlas-V lançou uma nave espacial ATK Cygnus para encaixar a Estação Espacial Internacional (ISS) com suprimentos e experiências científicas. Entre sua carga estava o UPSat – o primeiro hardware e software de fonte aberta a ser lançado para o espaço. Este lançamento registra um marco importante para a exploração espacial de código aberto, abrindo o caminho para mais softwares e hardwares deste tipo.

AUMENTE SUA PRODUTIVIDADE!
Crie e administre aplicações entre ambientes diferentes. Tenha agilidade e padronização na entrega dos serviços de TI. E, assim, ganhe tempo e seja eficiente na entrega desses serviços. Saiba como

UPSat

A Libre Space Foundation é uma organização dedicada ao desenvolvimento de hardware espacial livre. Ela nasceu do projeto SatNOGS – os vencedores do primeiro Prêmio Hackaday. Agora, seu objeto de pesquisa (UPStat) está no espaço. O UPStat foi lançado, no dia 18 de abril de 2017, para o espaço pelo sistema de implantação da NanoRacks a bordo da International Space Station (ISS).

UPStat-linuxdescomplicado

O UPStat é completamente open source, desde do chassi ao firmware, com todos os arquivos de origem hospedado no GitHub. Ele está atualmente a caminho da Estação Espacial Internacional (ISS) junto a carga da nave espacial Orbital ATK Cygnus.

Você pode verificar o lançamento do UPSat no vídeo acima ou diretamente no link. A NASA também gravou um vídeo de 360 ​​graus da plataforma de lançamento:


Via | HackaDay

Ricardo Ferreira

Ricardo Ferreira

Fundador do Linux Descomplicado - LD.

Sempre em busca de novos conhecimentos, preza por conteúdo de qualidade e auto-explicativo. Por isso, persiste em criar um site com artigos relevantes para todos os leitores do Linux Descomplicado!
Ricardo Ferreira

Comentários

comentários


VOCÊ TAMBÉM PODERÁ LER...