Saiba como criar seu próprio portal de vídeos no estilo ‘YouTuBe’ usando a ferramenta open source YouPHPTube

YouPHPTube-header

O YouPHPTube permite criar um portal robusto e seguro para compartilhamento de vídeos no estilo ‘YouTuBe’. Disponibiliza a criação de diversos canais de vídeos, oferecendo basicamente tudo que os grandes portais disponibilizam em sua rede. Foi desenvolvido em PHP e com banco de dados MySQL e oferece importação de vídeos de grandes canais, como: Youtube, Vimeo, Dailimotion, MySpace, Flickr, Metacafe, Break.com, Liveleak.com e mais. Além disso, a aparência é, incrivelmente, semelhante ao YouTuBe :)

AUMENTE SUA PRODUTIVIDADE!
Crie e administre aplicações entre ambientes diferentes. Tenha agilidade e padronização na entrega dos serviços de TI. E, assim, ganhe tempo e seja eficiente na entrega desses serviços. Saiba como

YouPHPTube

YouPHPTube foi criado por Daniel Neto e disponibilizada em março de 2017. É uma solução de código aberto escrito em PHP. O projeto foi criado para permitir que os usuários criem seu próprio website de compartilhamento de vídeo, com aparência e proposta muito semelhante ao YouTube. Com o YouPHPTube você pode baixar e codificar vídeos de outros sites como Youtube e Vimeo. Compartilhando diretamente em seu site :)

YouPHPTube

Além disso, você pode usar o Facebook ou o login do Google para registrar novos usuários em seu site e ativar o Google AdSense para ganhar algum dinheiro com o seu “novo” site de compartilhamento de vídeos!

O YouPHPTube chega para ser um dos sistemas mais completos para criar sites multimídia, pois permite que você carregue, visualize, compartilhe e comente vídeos, com uso do WebM e H.264/MPEG-4 AVC para exibir uma grande variedade de vídeos. O melhor de tudo… é open source (disponível gratuitamente para todos) e pode receber atualizações com frequência.

Criar um portal de vídeos

Para que você possa executar o YouPHPTube, existem certas ferramentas que precisam ser instaladas em seu servidor:

– Linux (Kernel 2.6.32+)
– PHP 5.3+
– MySQL 5.0+
– Apache web server 2.x (com mod_rewrite habilitado)

Com uma documentação precisa, a wiki oficial do YouPHPTube oferece um guia completo de instalação de como instalar esses complementos num servidor Ubuntu. E um vídeo tutorial de como instalar o YouPHPTube, por completo, no Ubuntu Server:

Além disso, você pode ver um Demo Oficial do Projeto :)

Outra opção é instalar o YouPHPTube via Docker! É disponibilizado também uma imagem Docker para a instalação facilitada da ferramenta.

A instalação via Docker pode ser feita da seguinte maneira:

Configuração do Banco de Dados Mysql

sudo docker run --name mysql -e MYSQL_ROOT_PASSWORD=root -d mysql

Configuração do YouPHPTube

sudo docker run --name=youphptube --link mysql:mysql -d -p 80:80 -v $PWD/videos:/var/www/html/videos furiousgeorge/youphptube

Depois de ter o container funcionando conforme descrito acima, você irá acessar o servidor pela porta 80 (http://localhost). Isso irá levá-lo à tela de instalação do YouPHPTube. Preencha todos os parâmetros de configuração do banco:

– Database Host: mysql
– Database User: root
– Database Password: root

YouPHPTube-install

Caso queira aprender mais sobre o Docker, inscreva-se no curso introdutório, criado por mim, que explica, em detalhes, toda a estrutura Docker e como administrar e criar containers – acesse AQUI – Nesse link 50% desconto!

Hospedar servidor na nuvem

Caso queira, você poderá usar uma VPS (recurso recomendado quando se deseja hospedar algum serviço de rede em uma infraestrutura de nuvem) para hospedar seu servidor de vídeos YouPHPTube :) Como sugestão indico o serviço da Digital Ocean – empresa norte-americana que fornece uma infraestrutura em nuvem para os administradores implantarem e dimensionarem suas aplicações e serviços.

Para mais detalhes de como pode proceder com essa hospedagem, sugiro que leia o artigo intitulado “Saiba como criar um servidor VPS Linux na infraestrutura de nuvem da DigitalOcean” \o/

Ricardo Ferreira

Ricardo Ferreira

Fundador do Linux Descomplicado - LD.

Sempre em busca de novos conhecimentos, preza por conteúdo de qualidade e auto-explicativo. Por isso, persiste em criar um site com artigos relevantes para todos os leitores do Linux Descomplicado!
Ricardo Ferreira

Comentários

comentários


VOCÊ TAMBÉM PODERÁ LER...

  • Daniel Neto

    Parabéns RIcardo, muito bons seus artigos, e parabéns pelo site

    • linux10complica

      Obrigado! Parabéns pelo projeto!

  • Elias Nunes

    tens como instalar no cpanel ?