A NSA disponibiliza diversos projetos, ao público, via Open Source Software (OSS). Assim, a Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos, conhecida por “seus segredos obscuros” – finalmente se juntou a grandes órgãos e empresas, como a NASA e Facebook, e lançou uma página oficial, com seus projetos Open Source, no GitHub.

NSA – Agência de Segurança Nacional

Agência de Segurança Nacional é uma agência de segurança dos Estados Unidos, criada em 4 de novembro de 1952 com funções relacionadas a Inteligência de sinais (SIGINT), incluindo interceptação e criptoanálise. Também é um dos órgãos estadunidense dedicados a proteger as comunicações americanas. A NSA é parte do Departamento de Defesa dos Estados Unidos – via Wikipedia.

A NSA emprega matemáticos e mentes “mais brilhantes”, que trabalham continuamente para quebrar códigos e desenvolver ferramentas de ‘hacking’ como o EternalBlue que foram vazadas pelos Shadow Brokers em abril (2017) e abusadas pelo WannaCry ransomware no mês passado para causar estragos em todo o mundo .

A NSA durante algum tempo após sua criação era tão secreta que o governo americano negava sua existência. Mas com o tempo e revelações indesejadas chegando à tona, a agência começou “interagir” mais. Por exemplo, iniciou uma conta no Twitter e, agora, está “flertando” com o nicho de código aberto.

NSA disponibiliza diversos projetos Open Source

Como parte de seu Programa de Transferência de Tecnologia, a NSA lançou muitas ferramentas de código aberto em sua conta Github. A NSA diz que esses softwares são úteis para o desenvolvimento cooperativo de tecnologia, incentivando o amplo uso e a adoção dos mesmos 🙂

O GitHub é um serviço projetado para compartilhar código entre programadores e comunidade de código aberto, e agora, a NSA está compartilhando 32 projetos desenvolvidas por ela.

Muitos dos projetos da agência listados são há anos disponibilizados na Internet. Por exemplo, o SELinux (Security-Enhanced Linux), desenvolvida por ela, faz parte do kernel do Linux há anos 🙂
 
Alguns dos outros projetos abertos estão listados aqui:

Certificate Authority Situational Awareness (CASA): Uma ferramenta que identifica certificados de autoridade de certificação inesperados e proibidos em sistemas Windows;
Control Flow Integrity: uma técnica baseada em hardware para evitar explorações de corrupção de memória.
GRASSMARLIN: fornece conhecimento da situação da rede IP das redes ICS e SCADA para suportar a segurança da rede.
Open Attestation: um projeto para recuperar remotamente e verificar a integridade do sistema usando o Módulo Trusted Platform (TPM).
RedhawkSDR: É uma estrutura de rádio (SDR) definida pelo software que fornece ferramentas para desenvolver, implementar e gerenciar aplicativos de rádio de software em tempo real.
OZONE Widget Framework (OWF): basicamente é uma aplicação web, que é executada no seu navegador, permite que os usuários criem widgets leves e acessem facilmente todas as suas ferramentas online de um local.
E mais…

Publicidade

Via | ThehackerNews | FossBytes

SIGA O LINUX DESCOMPLICADO

InstagramTelegramFacebookTwitterYouTube