Quem trabalha com Administração de Serviços de Rede sabe que para se ter uma Storage bem estruturada na Empresa é preciso ter um alto nível de gerenciamento sobre seus arquivos: RAID, CIFS, NFS, entre outros serviços! Então nesse artigo estou listando 3 serviços que irão ajudar bastante na gestão desses arquivos!

1 – Zentyal

Zentyal é gratuito para download! Ele permite que os recursos possam ser gerenciados e compartilhados, incluindo perfis de usuário e contas do grupo, arquivos, impressoras, calendários, contatos e tarefas, e backup de dados. Entre outros serviços.

2 – OpenFiler

Openfiler é um sistema de rede para armazenamento de arquivos, gerenciado por uma interface web. Com os recursos desenvolvidos, você pode ter um verdadeiro Network Attached Storage (NAS).

Protocolos de armazenamento de arquivos baseado em rede, como CIFS e NFS com suporte a clientes para Windows, Linux e Unix. E inclue integração excelente para ambientes de virtualização, como Xen e VMware.

3 – FreeNas

Publicidade

FreeNAS é uma plataforma Open Source com base em FreeBSD e suporta o compartilhamento entre Windows, Apple, e os sistemas UNIX-like. A versão FreeNAS 8 inclui ZFS, que suporta altas capacidades de armazenamento e integra sistemas de arquivos e gerenciamento de volumes.