8 ferramentas online para usuários Linux

DistroWatch é um site mantido desde 2001 que contém informações das distribuições Linux e BSD
DistroWatch é um site mantido desde 2001 que contém informações das distribuições Linux e BSD

O universo Linux, além de contém diversas ferramentas no próprio sistema; também contém diversas ferramentas que podem ser encontrados na internet. Essas ferramentas são sites que podem enriquecer seu conhecimento do sistema e auxiliar alguma tarefa específica, por exemplo. Sendo assim, segue uma lista de 8 sites que devem ser úteis para seu aprendizado.

AUMENTE SUA PRODUTIVIDADE!
Crie e administre aplicações entre ambientes diferentes. Tenha agilidade e padronização na entrega dos serviços de TI. E, assim, ganhe tempo e seja eficiente na entrega desses serviços. Saiba como

I – Commandlinefu.com

É o lugar onde estão contidos os principais comandos Linux, enviados pelos usuários desse site. Listadas através de um “ranking”, que exibe quando determinado comando foi bem executado por outros usuários. É também um local de discussões sobre os diversos comandos disponíveis no site.

 

II – Distrowatch.com

DistroWatch é um site mantido desde 2001 que contém informações das distribuições Linux e BSD. Ele informa sobre novas distribuições, atualizações, lançamentos e outras notícias. Também edita semanalmente uma coluna de opinião e notícias do mundo do software livre e, além disto, possui um “ranking de visitas” que avalia a quantidade de acessos relacionadas as distribuições disponíveis no site.

 

III – ExplainShell

A fim de facilitar o entendimento dos diversos comandos Linux, o Idan Kamara criou uma ferramenta chamada ExplainShell. O ExplainShell é uma ferramenta web capaz de interpretar um determinado comando (inclusive as opções) extraído do manual de comandos (man page) da comunidade Ubuntu. Escrita em Python, isso torna a ferramenta interativa e dinâmica; sendo capaz de explicar diversos comandos, ditos como complexos, de uma maneira estruturada. Em resumo, o ExplainShell apenas consulta uma base do manual de comandos e reproduz detalhadamente o que cada parâmetro do comando irá fazer.

 

 

IV – Penguspy.com

Antes do STEAM aparecer para o Linux , jogos/games, provavelmente, eram um dos pontos fracos do Linux. Mas o site Penguspy fez o esforço de combater isso. Penguspy é um site sobre jogos para Linux grátis e não-gratuitos. Uma infinidade de jogos de Linux podem ser encontrados no site, com informações, videos, notas dos usuários, descrição e link para a página oficial do game. O site Penguspy é uma boa opção de site especializado em jogos para quem usa sistema operacional Linux, classificados em várias categorias como jogos arcade, ação, aventura, luta, games corrida, MMORPG, música, jogos de plataforma, jogos de tiro, estratégia, esportes, etc. de todos os jogos compatíveis com Linux em um banco de dados com uma interface sexy. Jogos podem ser classificados por categorias, datas de lançamento , avaliações, etc.

 

V – Shellcheck

ShellCheck é uma ferramenta online para checar scripts sh / bash. É principalmente focado nos erros de sintaxe de nível intermediário, onde o shell apenas dá uma mensagem de erro crítico ou comportamento estranho. Também informa sobre mais algumas questões avançadas.

 

 

VI – Shortcutfoo.com

É uma espécie de curso online, nele você terá uma seleção de programas ou serviços para escolher e ao fazer isso, será enviado para o treinamento propriamente dito. Os atalhos de vários programas estão disponíveis e agrupados por categorias, entre eles você pode encontrar sobre o uso do VIM e o SUBLIME TEXT pro exemplo. Ele é perfeito para dar uma dica rápida ou uma visão geral de determinada ferramenta. Depois de escolhido o assunto, você terá apenas que clicar na tecla correspondente à ação. Passada esta etapa, o usuário terá que informar as teclas utilizadas em cada atalho, mas dessa vez sem dicas e com o seu desempenho sendo registrado durante um minuto. E assim, você cada vez mais você vai afixar o conteúdo escolhido!

 

 

VII – Try Github

Tem 15 minutos para aprender a usar o GIT?! Este site simula um console, e orienta que as etapas de edição colaborativa . A interface é muito elegante.

 

 

VIII – Vim-adventures.com

É um jogo de RPG com os comandos do Editor VIM. O objetivo é mover o personagem com as teclas ‘h , j, k, l ‘ para ganhar novos comandos / habilidades, recolher as chaves , e aprender a usar o Vim com proficiência muito rapidamente.

 

Via Fonte (“What are useful online tools for Linux”)

Ricardo Ferreira

Ricardo Ferreira

Fundador do Linux Descomplicado - LD.

Sempre em busca de novos conhecimentos, preza por conteúdo de qualidade e auto-explicativo. Por isso, persiste em criar um site com artigos relevantes para todos os leitores do Linux Descomplicado!
Ricardo Ferreira

Comentários

comentários


VOCÊ TAMBÉM PODERÁ LER...