É notório que o suporte de hardware para os sistemas Linux melhorou consideravelmente na última década. Hoje você pode escolher as principais configurações de hardware para seu computador e rodar qualquer Distro Linux (Ubuntu, Linux Mint, Fedora, …) que terá grandes chances que ela reconheça todos os dispositivos do seu PC. Quase todas as placas-mãe, discos rígidos, teclados, mouses, placas de rede, discos de DVD, e drives flash devem funcionar sem nenhum problema. Sendo assim, será que o hardware do seu computador é 100 % compatível com a maioria das Distros Linux?!

Contudo, mesmo quando você tem tantas compatibilidades, muitas configurações de hardware continuam sendo um desafio no universo Gnu/Linux, pois poucos fabricantes mencionam os sistemas Linux, na embalagem de seus produtos ou em seus sites, como totalmente compatíveis ao seu hardware. A única opção que nos resta é a busca na Internet para obter mais informações.

Portanto, a fim de facilitar a vida de todos os usuários Linux tenho uma lista de alguns sites com informações mais recentes sobre os dispositivos de hardware compatíveis com sua versão Linux:

 

Ubuntu Linux

Linux Mint

OpenSuse Linux

Informações Gerais

Para sistemas Linux, em geral, a comunidade oferece listas de hardwares compatíveis separadas por periféricos:

– Dispositivos de Vídeohttp://wiki.x.org/wiki/FAQ Projeto Nouveau
 
– Dispositivos de Aúdiohttp://www.alsa-project.org/
 
– Modemshttp://linmodems.org/

Considerações Finais

Encontra dificuldades para tornar seu Linux totalmente compatível com o hardware do seu computador?! Então é hora de pensar em investir num novo computador …

Caso queira unir o custo/benefício com a total compatibilidade de hardware, posso afirmar que todos os produtos, do setor de informática da Novo Mundo, contém computadores que rodam facilmente nos sistemas Linux. Desde Desktops convencionais a netbooks AMD ou INTEL… Confira!!

Publicidade

Portanto, com todas essas recomendações garanto que sua experiência no mundo Linux será bem satisfatória 😉