5 ferramentas padrões do Ubuntu que você talvez não conheça, mas devia conhecer

O sistema Ubuntu é um dos mais utilizados no mundo do Software Livre, e muitos usuários acabam usando-o e não percebendo que ele pode oferecer diversas funcionalidades nativamente, sem precisar instalar nenhum software adicional. Portanto, para conhecer mais sobre essas ferramentas você deve continuar lendo esse artigo!

1 – Senhas e chaves de criptografia

AUMENTE SUA PRODUTIVIDADE!
Crie e administre aplicações entre ambientes diferentes. Tenha agilidade e padronização na entrega dos serviços de TI. E, assim, ganhe tempo e seja eficiente na entrega desses serviços. Saiba como



Através dela o usuário poderá criar e gerenciar chaves PGP e SSH. Senhas e chaves de criptografia fornece uma interface para muitos dos recursos do Gnu Privacy Guard (GPG) e integra-se com vários componentes do desktop GNOME. Com senhas e chaves de criptografia, o usuário poderá:

1 – Criar e gerenciar as chaves PGP e SSH
2 – Exportar e importar PGP e chaves SSH
3 – Compartilhar as suas chaves

2 – Utilitários de Unidades de Disco



O Gnome Disk Utility configura e faz a manutenção dos discos presentes no sistema. Ele pode ser usado para apagar, analisar e formatar as partições do HD. Além disso, faz testes de desempenho que evita causar problemas de hardware. Em resumo, ele pode:

1 – obter informações sobre o disco rígido (HD), partições, drives de CD/DVD, dispositivos USB, etc;
2 – verificar e reparar o sistema de arquivos;
3 – formatar discos e partições;
4 – montar e desmontar discos e partições;
5 – alterar o rótulo (nome) dos discos, Pen Drives, etc.

3 – Analisador de Uso do Disco



O Analisador de Uso do Disco é uma ferramentas utilizada para monitorar o espaço livre e utilizado no(s) disco(s) rígido(s). Através desta ferramenta o usuário poderá saber o volume de espaço utilizado por disco(s) e partição(ões) ou especificamente por diretório(s) e arquivo(s).

4 – Criador de Discos de Inicialização



Esta aplicação, tem o propósito claro em facilitar a instalação do qualquer sistema através do pendrive. Em vez de realizar a instalação de outros softwares, basta utilizar um software já instalado no seu Ubuntu.

5 – Ferramenta de Cópia de Segurança



Com essa ferramenta os backups (cópias de segurança) podem ser armazenados em HD externo, algum diretório no próprio sistema de arquivos ou no Ubuntu One (Cloud). Ela permite realizar facilmente o backup e sua restauração em caso de necessidade. Com uma interface bastante simples, ele possui um conjunto de características e funcionalidades que podem agendar as cópias de segurança, criptografar e comprimir os dados a transferir e integração completa com seu sistema Ubuntu.

Ricardo Ferreira

Ricardo Ferreira

Fundador do Linux Descomplicado - LD.

Sempre em busca de novos conhecimentos, preza por conteúdo de qualidade e auto-explicativo. Por isso, persiste em criar um site com artigos relevantes para todos os leitores do Linux Descomplicado!
Ricardo Ferreira

Comentários

comentários


VOCÊ TAMBÉM PODERÁ LER...