Através do navegador web, como o Firefox ou Chrome, você pode realizar suas tarefas muito mais rápido. Adicionando um complemento (add-on) no browser você pode abrir rapidamente mais de 100 tipos de arquivos diretamente do seu navegador; tais como um editor de imagem, de texto, de planilha, visualizador PDF e outros. Isso é possível graças ao RollApp, um serviço totalmente na nuvem onde você pode acessar a qualquer momento e de qualquer lugar! É ideal naquelas horas em que você precisa visualizar ou alterar um arquivo, mas não tem o programa correto instalado na máquina. Confira!

O RollApp age como um servidor de aplicativos online, tais como LibreOffice, Dia etc. Quando o usuário tenta abrir um arquivo utilizando o complemento, a ferramenta faz uma busca nesses aplicativos armazenados no servidor online e consegue executar o arquivo em questão. Além disso, a ferramenta possibilita a conexão com o serviço de armazenamento em nuvem, o qual serve como lançador para os aplicativos.


Tipos de arquivos suportados

  • Documentos: Microsoft Word (doc, docx; Rich), arquivos de Texto (rtf); OpenOffice Writer (odt); Word Perfect (wpd); PDF, entre outros; 
  • Planilhas eletrônicas: Microsoft Excel (xls, xlsx); OpenOffice Calc (ods, ots); Comma-Separated Values (csv); 
  • Apresentações: Microsoft PowerPoint (ppt, pptx, pps, ppsx); OpenOffice Impress (odp, otp); 
  • Arquivos comprimidos: ZIP, RAR etc; 
  • Imagem: jpg, png, bmp, gif, svg, tiff, Adobe Photoshop (psd) e Adobe Illustrator (ai);

    Diagramações: Microsoft Visio (vsd ,dia, fig); 

  • Arquivos de sistemas de publicação: Adobe Illustrator (ai); Scribus (scd, sla); PostScript (eps, ps), entre outros. 
  • eBooks: epub, fb2, djvu, entre outros; 

Quando estiver trabalhando com o RollApp você pode abrir, editar e salvar os arquivos no Dropbox, Google Drive, Box e 4Shared. Para conseguir salvar os arquivos criados na ferramenta, você deve ter pelo menos um serviço de armazenagem em nuvem conectado. Os serviços de armazenamento em nuvem irão aparecer como pastas em seu diretório principal.

Como Usar?

Primeiramente, vá ao site do serviço: https://www.rollapp.com/ e se cadastre (Sign-UP) usando os dados da conta do Google, Facebook, Twitter, OpenID, Yahoo ou LinkedIn. A ferramenta só fará a leitura de seu endereço de e-mail, país e língua utilizada, como segue abaixo:

Posteriormente, siga os passos naturais; clicando em Getting Started >> Next (Habilite a permissão de Pop-Up).

Por fim, você será perguntado sobre seu serviço de armazenamento – Cloud Storage (como citados acima). Escolha sua conta, autentique-se e conclua sua operação clicando em Done.

Pronto, desfrute desse serviço:

Instalando um complemento no Firefox

Para adicionar um add-on no Firefox, basta seguir como a imagem abaixo (Ferramentas >> Complementos):

Assim que o complemento estiver devidamente instalado e com os logins efetuados, da próxima vez que encontrar um link de download cujo arquivo é suportado pelo RollAPP, você verá um pop-up perguntando se deseja baixar o arquivo ou abri-lo no navegador. Assim que abrir o arquivo no browser, a ferramenta irá se conectar ao servidor do aplicativo correto para execução.



IMPORTANTE: Caso não veja uma nova janela para abrir o arquivo desejado usando o RollApp, será necessário checar as configurações de bloqueio de pop-up do seu navegador.

Regras Básicas

Publicidade

Primeiramente, certifique-se que os pop-ups estejam habilitados no Firefox, pois os links são abertos utilizando uma nova janela. Segundo, caso deixe o navegador inativo por 10 minutos, o add-on desconecta-se automaticamente da conta em nuvem. Sendo assim, você deverá reconectar o aplicativo para continuar a utilizá-lo. Por fim, bom uso!!!