Com o lançamento recente do Ubuntu 14.04 Trusty Tahr, muitos usuários adeptos ao Gnome sentiram a falta da versão mais nova (versão 3.12) como ambiente Gnome padrão. A versão 3.10 veio como padrão para o Ubuntu Gnome 14.04. Portanto, para instalar a versão 3.12 acompanhe esse tutorial.

CUIDADO: Muitos usuários estão reportando problemas na instalação dessa versão do Gnome no Ubuntu Gnome 14.04 LTS. Recomendo que teste em máquina virtual primeiramente ou faça backup de seus arquivos antes de testar!

O Ubuntu GNOME é um derivado oficial que tem como objetivo trazer o ambiente de desktop GNOME no Ubuntu. Para atualizar para a versão atual estável do GNOME 3.12, é preciso instalar o PPA do GNOME3; mantido pela comunidade GNOME Ubuntu.

A atualização não deve causar problemas. Contudo, é aconselhável fazer um backup de dados importantes ou até melhor fazer backup de todo o Sistema Operacional para que ele possa ser restaurado completamente em caso de problemas. Para isso pode-se usar o Systemback.

Antes de tudo, é importante lembrar que esta operação é válida apenas para o Ubuntu GNOME 14.04 e NÃO para as versões anteriores.

Para instalar o Gnome 3.12 no Ubuntu LTS 14.04 Trusty execute:

sudo add-apt-repository ppa:gnome3-team/gnome3-staging
sudo apt-get update
sudo apt-get dist-upgrade

Depois de concluída a operação, é preciso reiniciar o sistema.

Em caso de erros durante a instalação basta executar:

Publicidade
sudo apt-get install -f
sudo apt-get update
sudo apt-get dist-upgrade

Para retornar ao GNOME 3.10 LTS do Ubuntu Gnome 14.04, execute:

sudo apt-get install ppa-purge
sudo ppa-purge ppa: gnome3-team/gnome3-staging 

SIGA O LINUX DESCOMPLICADO

InstagramTelegramFacebookTwitterYouTube