Em sua nova versão, o sistema Endless 3.0 – sistema Linux que busca alcançar pessoas localizadas em zonas remotas onde o acesso à informação é restrito, ficou ainda mais acessível com a simplificação do processo de download e a introdução do dual boot facilitado para quem utiliza o sistema Windows. Entre outras novidades, a versão 3.0 do sistema incorpora novas tecnologias, como o Flatpak, que vai permitir à Endless ampliar a oferta de conteúdos e aplicativos que são disponibilizados para acesso sem internet. Além disso, o suporte ao Gnome 3.20 e o Debian 8.

A equipe da Endless vem cada vez mais fortalecendo o desenvolvimento do seu sistema operacional Linux voltado para pessoas com acesso à informação limitado. Depois do sucesso que foi a divulgação da liberação do download gratuito da última versão lançada, e os diversos comentários e críticas à cerca do projeto, a equipe da Endless divulgou, recentemente, mais uma novidade: o lançamento da versão 3.0 do Endless OS, com diversas atualizações inclusas 😉

Em resumo, o foco do projeto da Endless é criar/oferecer um sistema que alcance pessoas localizadas em zonas remotas onde o acesso à informação é restrito. Ou seja, bilhões de pessoas no mundo que ainda não têm acesso a um computador ou possuem acesso limitado à internet. Assim, para conseguir atingir esse objetivo social e facilitar a vida das pessoas, a empresa precisou desenvolver um sistema operacional que contivesse uma lista enorme de aplicações educacionais, bem como: uma enciclopédia com 80 mil artigos e ferramentas para redigir documentos, planilhas, criar apresentações, editar vídeos e fotos ou ouvir música.

Com mais de 100 aplicativos pré-instalados, todos acessíveis mesmo quando o computador não esteja conectado à internet, eles possuem uma base de informação extensa. Por exemplo, todo o conteúdo da Wikipedia e cerca de mil videos da Khan Academy, escola virtual que oferece vídeo-aulas no YouTube, já vem no computador e estão disponíveis mesmo sem acesso à internet 😉

Endless OS 3.0

Disponível para ser baixado gratuitamente na internet, o Endless OS 3.0 representa um avanço em termos de segurança, eficiência e funcionalidade, e é mais um passo no sentido de levar o poder da internet para as mais de 4 bilhões de pessoas no mundo que ainda estão à margem da Era Digital.

Dentre as principais novidades do Endless 3.0 está a simplificação do processo de download e a possibilidade de instalação em modo de dual boot, facilitado, para quem está usando o sistema Windows. O EOS 3.0 traz ainda outras mudanças significativas do ponto de vista de tecnologia de software e que contribuem para minimizar o consumo de dados de internet do usuário.

DUAL BOOT FACILITADO COM WINDOWS

Com o Endless OS 3.0 o usuário não precisa mais remover o Windows para poder fazer a instalação, podendo realizar a escolha do sistema operacional a cada inicialização. A instalação do sistema também pode ser revertida e não é mais necessário apagar arquivos ou repartições antes de instalá-lo. O novo processo de instalação dispensa a criação de um pendrive instalador ou a necessidade de alterações na Bios do computador, tornando o processo de instalação bastante simples.

Você, também, pode testá-lo junto com sua distro Linux. Contudo, requer conhecimentos mais técnicos, pois é necessário fazer a instalação posterior do GRUB.

FLATPAK

Outra novidade do Endless OS 3.0 é a adoção do Flatpak, novo sistema de empacotamento e implantação de aplicativos desktop para Linux.

Com o Flatpak, a Endless poderá aumentar a oferta de conteúdos que ficam acessíveis off-line, incluindo no sistema aplicativos desenvolvidos para outras distribuições Linux. Esses novos aplicativos poderão ser incluídos pela Endless a qualquer tempo, independentemente do cronograma de atualizações de sistema operacional, garantindo uma maior flexibilidade. Esse é um dos benefícios do Flatpak.

A Endless é uma das pioneiras na adoção do Flatpak e tem contribuído fortemente para a popularização do projeto.

GNOME e DEBIAN

Outra novidade, é atualização da versão do GNOME 3.10 para o Gnome 3.20. E, também, a mudança do Ubuntu para o Debian 8; como distro base. Essa nova versão é baseada nos softwares GNOME e Debian. O Endless OS 3.0 também incorpora as últimas versões desses sistemas com melhorias em termos de performance, segurança e de gerenciamento de arquivos e programas.

Por fim, conforme Mariana Barbosa (membro da equipe Endless), o Endeless OS 3.0 inaugura um novo sistema de desenvolvimento de aplicativos próprios, que dará mais agilidade à ingestão de novos conteúdos para acesso off-line.

“A Endless vem se consolidando como uma plataforma de conteúdo. Queremos ser um facilitador para que conteúdos diversos e relevantes possam ser entregues para usuários em todo o mundo, independentemente do nível de conectividade”

, diz Roberta Antunes, Diretora da Endless.

Disponível para Download

O sistema operacional Endless OS 3.0 está disponível para baixar gratuitamente em duas versões: Básica e Completa.

Versão “Básica”:
– Recomendado para pessoas com acesso constante à internet e que podem optar por baixar os conteúdos educacionais e demais aplicativos posteriormente.
Inclui: Aplicativos de desktop básicos como navegador Chromium, LibreOffice (compatível Office da Microsoft), leitor de áudio, gerenciador de e-mail e editor de fotos GIMP (compatível com Photoshop).
Idiomas: português, espanhol, inglês, francês, chinês e árabe, entre outras

Publicidade

Versão “Completa”:
– Recomendado para pessoas com acesso restrito à internet.
Inclui: um ecossistema com mais de 100 de aplicativos pré-instalados e que ficam acessíveis off-line. Além dos apps da versão básica, há programas, com informações sobre saúde, educação, negócios e entretenimento, enciclopédia com mais de 80 mil artigos da Wikipédia, biblioteca com clássicos da literatura infanto-juvenil, jogos e apps que ensinam a programar, entre outros..
Idiomas: português brasileiro, espanhol e inglês