Ubuntu Budgie poderá ser a mais nova versão do Ubuntu – sendo parte do Ubuntu 16.10

Ubuntu-Budgie-16_10

Recentemente, a distribuição Budgie-Remix foi lançada; cujo objetivo final é tornar-se uma versão oficial (flavor) do Ubuntu Linux, possivelmente, sob o nome de Ubuntu Budgie.

AUMENTE SUA PRODUTIVIDADE!
Crie e administre aplicações entre ambientes diferentes. Tenha agilidade e padronização na entrega dos serviços de TI. E, assim, ganhe tempo e seja eficiente na entrega desses serviços. Saiba como

Budgie Desktop

Budgie Desktop é um ambiente de trabalho projetado para ser moderno, simples e elegante. Uma das vantagens do Budgie é que ele não é um fork do outro projeto, mas sim uma criação do zero, proporcionando novas possibilidades. Para muitos um concorrente para o Cinnamon do Linux Mint 😉

Ubuntu-Budgie

O Budgie Desktop ficou conhecido quando o projeto Solus OS, anteriormente Evolve OS, publicou sua versão nativa com o Budgie Desktop instalado; causando alvoroço para os fãs por novos ambientes gráficos. De lá para cá, diversos repositórios de distros atualizaram para que pudessem oferecer a versão Budgie como opção a ambientes mais conhecidos, bem como Cinnamon.

Ubuntu Budgie ?!

Ainda não… a distro lançada recentemente foi a Budgie-Remix (baseada no Ubuntu 16.04 LTS). Recentemente, lançou a Beta 2 do projeto. Caso queira testar, acesse aqui.

A mudança para Ubuntu Budgie ainda não é real por conta de restrições de marca registrada pelo Ubuntu – que ainda não permite a mudança de nome para Ubuntu Budgie. Parece bem burocrático, mas vale lembrar que antes de existir a Ubuntu Gnome; havia um projeto chamado Ubuntu Gnome-Remix que passava pelas dificuldades de restrição. Mas, pelo jeito algumas coisas avançaram…

Hoje (05.04), conforme o SoftPedia, o desenvolvedor do Budgie-Remix, David Mohammed, informou sobre os progressos alcançados com o projeto. Além do mais, disse que fundador da Canonical, Mark Shuttleworth, comentou que essa versão Budgie irá ser suportada se houver uma comunidade em torno do projeto. Ou seja, a Cannonical tem interesse; basta agora a comunidade Budgie garantir solidez no projeto.

“Nós chegamos na Beta 2, esta semana, com muitas novidades e também temos o apoio do Martin Wimpress (líder do projeto MATE no Ubuntu)” […] “Ele nos pediu para focarmos na versão 16.10…”

Comenta David Mohammed (desenvolvedor do Budgie-Remix).

Ubuntu Budgie 16.10

Em 21 de abril, a Canonical vai liberar a próxima versão LTS (Long Term Support) do Ubuntu Linux, que provavelmente em outubro de 2016 a versão Ubuntu Budgie será lançada. Mas até lá, você pode ajudar nos testes da versão Beta 2 do Budgie-Remix.


Via | SoftPedia

Ricardo Ferreira

Ricardo Ferreira

Fundador do Linux Descomplicado - LD.

Sempre em busca de novos conhecimentos, preza por conteúdo de qualidade e auto-explicativo. Por isso, persiste em criar um site com artigos relevantes para todos os leitores do Linux Descomplicado!
Ricardo Ferreira

Comentários

comentários


VOCÊ TAMBÉM PODERÁ LER...

  • Ricardo Lins

    Sensacional. Vou aguardar ansioso por outubro para experimentar esse Ubuntu Budgie. Vou baixar o beta ainda hoje.

    • Somos dois!

    • Juliano Andrade

      Nem precisa baixar o beta amigo, baixa a versão normal do ubuntu, depois baixa os repositórios ppa com o seguinte comando: sudo add-apt-repository ppa:evolve-os/ppa se for a versão 15.10 e 16.04 digita esse outro comando: sudo add-apt-repository ppa:fossfreedom/budgie-desktop depois atualiza o apt com o comando: sudo apt-get update e por fim é só mandar instalar com o comando: sudo apt-get install budgie-desktop e pronto barbadinha é só usufrir da maravilha.

      • Ricardo Lins

        Instalei e já removi. Ainda tá muito bugado e não dá pra usar como distro principal.

  • Buco Saxoes

    é uma pena não existir um “flavor” do Cinnamon no ubuntu.

    • Juliano Andrade

      da pra instalar o cinnamon no ubuntu amigo, eu tenho instalado no meu e todo personalizado inclusive estou nele agora.

  • Juliano Andrade

    Seria perfeito, sou fã de desktops mais modestos como o Budgie, Fluxbox, Pantheon, Xfce e Cinnamon sendo os 2 últimos um pouco mais pesados mas muito bonitos. Alias todos esses desktops são bonitos a meu ver e são os que mais me chamam atenção. Sempre que instalo alguma versão do linux em um dos meus PC´S a primeira coisa que faço é baixar esses desktops. Se não tiver como, a versão pra mim nem presta.

  • Rafael Donato Dos Santos

    baixei pra testar , mas não instala no pc não reconhece o teclado , mas pra testar é otimo.