A UBports é uma equipe de desenvolvedores que deseja disponibilizar o Ubuntu Touch a tantos dispositivos quanto possível. O objetivo principal é ajudar a alavancar o Ubuntu para mais dispositivos com o apoio da comunidade de usuários e desenvolvedores.

Líder do projeto, Marius Gripsgård, é bem conhecido na comunidade do Ubuntu Phone, pois sempre teve a intenção de portar o sistema operacional Ubuntu Touch para diversos dispositivos que a Canonical, provavelmente, nunca tivesse interesse. Por exemplo, a equipe do UBports conseguiu, no início do ano, lançar o sistema da Canonical para o smartphone modular Fairphone 2, juntando-se aos já suportados, oficialmente, OnePlus One e Nexus 5.

Eles também planejavam lançar o Ubuntu Touch para os dispositivos Nexus 6, Nexus 10, Oneplus X e Optimus L90 nos próximos meses, mas o anúncio de ontem, publicado pelo fundador da Canonical e do Ubuntu, Mark Shuttleworth, sobre a queda do desenvolvimento do Unity 8, frustrou toda a comunidade do Ubuntu Phone!

“Ubuntu Touch e Unity 8 não vão morrer”

Diante disso, Marius Gripsgård teve uma reação diferente. Postou uma mensagem em sua conta do Google+, anunciando que ele vai fazer tudo que estiver ao seu alcance para manter tanto o Ubuntu Touch com o Unity 8 “vivos” durante o tempo que ele puder manter.

I’m not giving up! I will do my best to keep Ubuntu touch and Unity8 standing on both it’s legs! It will be hard. The Ubuntu touch wheel is still spinning, and it has enough momentum to spin until we start spinning it with hopefully with greater force. Expect some news and idea drafts from the Ubports team in the coming weeks.

Marius Gripsgård

Publicidade

Conforme o Softpedia, o fundador da UBports publicará, nas próximas semanas, mais detalhes sobre como planeja manter o sistema operacional móvel da Ubuntu Touch da Canonical vivo!


Via | Softpedia