10 ferramentas Linux úteis para recuperação e diagnóstico de problemas do computador

recuperacao-e-diagnostico-de-problemas-do-computador

Todo usuário de computador, especialmente os técnicos de informática, devem conhecer as melhores ferramentas para recuperar e detectar problemas nele. Operações de particionamento de disco, busca por vírus, testes de memória/disco e recuperação de arquivos apagados acidentalmente; são alguns exemplos de que tarefas que, provavelmente, algum momento terá que executar. Segue uma lista com 10 ferramentas Linux úteis para recuperação e diagnóstico de problemas do computador.

1. Ddrescue Data Recovery Tool

ddrescue-linuxdescomplicado

GNU ddrescue é uma ferramenta de recuperação de dados com a qual você pode fazer backup de dados em vários tipos de unidades de armazenamento. Ele copia dados de um arquivo ou dispositivo de bloco (disco rígido, partição, etc.) para outro, tentando resgatar as partes “boas” primeiro, caso tenha erros de leitura. Muito útil para recuperar arquivos em discos com ‘bad blocks’ encontrados.

A operação do ddrescue é totalmente automática. Ou seja, você não precisa esperar por um erro, interromper o programa, reiniciá-lo a partir de uma nova posição, por exemplo. O ddrescue não grava zeros quando encontra setores defeituosos na mídia de origem e não trunca o arquivo de saída se não for solicitado. Assim, toda vez que você executá-lo no mesmo dispositivo, ele tenta preencher as lacunas sem apagar os dados já resgatados 😉

2. DEFT Linux

deftlinux-linuxdescomplicado

DEFT Linux, distribuição Linux, criada na Itália, tem como objetivo auxiliar investigadores, policiais, administradores de sistemas ou qualquer pessoa que deseja realizar uma análise forense em um computador, seja ele Linux ou Windows. Em resumo, essa distribuição permite descobrir o que houve em determinado incidente computacional; através da análise dos rastros deixados (forense). Além disso, é possível realizar a recuperação de arquivos removidos acidentalmente, com o dd_rescue e photorec; ferramentas previamente instaladas.

Recentemente, os desenvolvedores do DEFT Linux anunciaram a versão oficial de uma edição chamada DEFT Zero, versão 2017.1, e baseado no Lubuntu 14.04.02 LTS. Foi pensada para ser uma versão “leve” do DEFT Linux, ideal para ambientes com pouco recurso.

3. Hiren’s Boot CD

Conhecido, por muitos, como “um kit de primeiros socorros para o seu computador” é comum muitos usuários experientes usarem ou recomendarem essa ferramenta. Ela inclui muitas ferramentas para drivers, particionamento, antivírus, anti-malware, backup e desfragmentação.

hirensboot-linuxdescomplicado

Hiren’s Boot CD é livre para usar e pode ser baixado como um ISO para a instalação em mídia USB ou CD. Ele inicia em um ambiente baseado em Linux, o MiniXP, onde você pode limpar o CMOS do seu sistema, fazer a varredura de problemas de hardware, fazer backup de seus dados em outra unidade e recuperar senhas, entre muitas outras tarefas.

4. Mondo Rescue CD

mondorescue-linuxdescomplicado

O Mondo Rescue é uma solução de recuperação de desastres para, praticamente, todas as distro Linux com as quais você pode fazer backup de dados do sistema usando fitas, rede, discos e CD/DVD. Tem suporte para BIOS e UEFI, LVM. Vários sistemas de arquivos, software e hardware Raid. É licenciado sob a GPL.

Suporta plataformas Linux i386, x86_64, ia64 e FreeBSD i386. É empacotado nas distribuições Fedora, RHEL, openSuSE, SLES, Mandriva, Mageia, Debian, Ubuntu, Gentoo.

5. Parted Magic Live CD

partedmagic-linuxdescomplicado

O Parted Magic possui como base o software GParted para lidar com tarefas de particionamento com facilidade. Uma extensa coleção de ferramentas de sistema de arquivos também estão incluídos. Ele suporta os seguintes sistemas de arquivos: btrfs, ext2, ext3, ext4, fat16, fat32, hfs, hfs +, jfs, linux-swap, ntfs, reiserfs, reiser4, e xfs.

Ele é uma boa solução para gerenciamento de disco rígido. Você pode usá-lo para particionar, clonar partições, apagar discos, fazer benchmark e análise de desempenho, por exemplo.

6. PhotoRec Digital Picture Recovery

photorec-linuxdescomplicado

PhotoRec é um software de recuperação de dados, incluindo vídeo, documentos e arquivos de discos rígidos, CD-ROMs e imagens perdidas (assim o nome PhotoRec) da memória da câmera digital. Ele promete funcionar mesmo se o sistema de arquivos da mídia foi gravemente danificado ou reformatado.

O PhotoRec é gratuito, multi-plataforma e de código aberto. É distribuído sob a Licença Pública Geral GNU (GPLV v2 +). O PhotoRec é um programa complementar ao TestDisk – ferramenta para recuperar partições perdidas em uma grande variedade de sistemas de arquivos e fazer com que discos não-inicializáveis ​​sejam inicializáveis ​​novamente.

Para mais segurança, o PhotoRec usa o acesso somente leitura para lidar com a unidade ou cartão de memória que você está prestes a recuperar dados perdidos. Importante: Assim que uma imagem ou arquivo for excluído acidentalmente, ou você descobrir qualquer ausência, NÃO salve mais imagens ou arquivos para esse dispositivo de memória ou unidade de disco rígido; Caso contrário, você poderá substituir os dados perdidos. Isso significa que, ao usar o PhotoRec, você não deve escolher gravar os arquivos recuperados na mesma partição em que foram armazenados.

7. Redo Backup and Recovery

redobackup-linuxdescomplicado

Ferramenta para recuperação de sistema simples de usar e com interface gráfica disponível (GUI). Juntamente com a capacidade de clonar partições de disco (usando o Partclone) ele possui um editor de texto, navegador da Web, terminal e um gerenciador de arquivos. Ele também tem a capacidade de recuperar arquivos excluídos, bem como restaurar um sistema padrão.

É lançado sob a GNU GPL3 e está disponível para download como um ISO para uso em um CD ou USB inicializável.

8. SystemRescue CD

systemrescuecd-linuxdescomplicado

SystemRescue CD é um sistema Linux que roda em um CD-ROM ou um PenDrive, projetado para reparar um sistema e dados após uma falha. Ele também tem como objetivo fornecer uma maneira fácil de realizar tarefas de administração em um computador, como a criação e edição de partições do disco rígido. Ele contém muitos utilitários úteis do sistema (GNU parted, partimage, FSTools) e algumas básicas (editores, Midnight Commander, ferramentas de rede).

Uma poderosa ferramenta baseada em Linux para reparar sistemas Linux e Windows. Ele vem com uma matriz de ferramentas de administração para várias operações, incluindo remoção de rootkit e malware, recuperação de backup, clonagem de disco, solução de problemas de rede e edição de arquivos, entre outros. Ele tem um antivírus e suporte para os sistemas de arquivos mais populares (xt2 / ext3 / ext4, reiserfs, btrfs, xfs, jfs, vfat e ntfs).

9. TestDisk

testdisk-linuxdescomplicado

O TestDisk é boa ferramenta para recuperar partições danificadas, ou apagadas. É bastante comum o caso de partições que por algum motivo entraram no formato RAW, deixando os dados inacessíveis. O TestDisk é capaz de recuperar essa partição, com toda a estrutura de pastas e arquivos. Também funciona muito bem caso por acidente ou não uma partição tenha sido apagada.

Em resumo, o TestDisk é um software de recuperação de sistema de dados. Você também pode usar o TestDisk para coletar informações em partições para uma análise mais aprofundada.

10. Ultimate Boot CD

ultimatebootcd-linuxdescomplicado

Ultimate Boot CD é um CD inicializável composto de imagens de disco inicializáveis, cada uma contendo uma variedade única de ferramentas de administração do sistema e interfaces para permitir operações diferentes em seu sistema, incluindo clonagem de unidade, recuperação do sistema, CPU e testes de memória, gerenciamento de BIOS, etc.

Ricardo Ferreira

Ricardo Ferreira

Fundador do Linux Descomplicado - LD.

Sempre em busca de novos conhecimentos, preza por conteúdo de qualidade e auto-explicativo. Por isso, persiste em criar um site com artigos relevantes para todos os leitores do Linux Descomplicado!
Ricardo Ferreira

Comentários

comentários

Desenvolvedor ou Sysadmin? Leia isso...

Docker é uma plataforma para desenvolvimento, provisionamento e execução de aplicações usando tecnologia de containers.

Se você é um desenvolvedor ou sysadmin você poderá ter diversas vantagens usando a plataforma Docker:
  • Desenvolve uma vez...executa em qualquer lugar;
  • Sem preocupações (dependências e/ou pacotes)... foco no desenvolvimento;
  • Elimina inconsistências na entrega das aplicações e/ou serviços;;
  • Evita o “localhost funciona”;
  • Promove uma infraestrutura escalável;

Conheça o Curso Docker - Introdução a administração de containers. Ele é introdutório a plataforma Docker e lhe dará melhor compreensão sobre as vantagens da ferramenta.


Inscreva-se agora (50% OFF) »

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ LER...

  • Evane Fortunato

    tenho o seguinte problema
    the disk drive dev mapper cryptswap1 is not ready yet or not present in 16.04 LTS
    consegues ajudar-me?