Saiba como assistir vídeos no modo Picture-in-Picture (PiP) no GNOME Shell enquanto realiza outras tarefas

PiP-GNOMEShell-linuxdescomplicado

Reproduza seus vídeos em uma janela flutuante para assistir enquanto realiza outras tarefas. No modo Picture in Picture (PiP) é possível reproduzir vídeos em uma janela redimensionável que fica sempre visível para que você possa fazer outras tarefas. Esse modo está disponível, como extensão, no ambiente GNOME Shell.

Modo PiP

Picture in Picture (PiP) é um recurso comum em televisão e outros dispositivos semelhantes, em que um programa (canal) é exibido ao mesmo tempo que um ou mais outros programas em pequenas janelas, na mesma tela. Nesse modo é possível reproduzir vídeos em uma janela redimensionável que fica sempre visível enquanto você realiza outras tarefas.

PiP

Por exemplo, é um recurso adicionado ao Windows 10 e MacOS Sierra, recentemente. Pode ser útil se você deseja assistir um vídeo no YouTube ou no seu player favorito enquanto faz outras coisas simultaneamente :)

Modo PiP no GNOME Shell

No ambiente do GNOME Shell é possível, facilmente, habilitar o modo Picture-in-Picture através de extensão. Não é só útil para vídeos, mas para qualquer tipo de conteúdo que possa interessar :)

PIP-modo-gnomeshell

Para isso, você precisará instalar a extensão Window Corner Preview no site do GNOME Extensions. Esta extensão permite que você coloque uma visualização flutuante, sempre em cima de qualquer janela aberta em qualquer um dos cantos da tela.

Enquanto a janela estiver aberta, mesmo que seja minimizada, você poderá ver uma visualização ao vivo independentemente do espaço de trabalho em que você estiver.

Mão na massa

1. Instale a extensão

A página oficial da extensão pode ser acessada AQUI. Caso não sabia como instalar uma extensão do GNOME Shell, veja o passo-a-passo AQUI. Um novo ícone será adicionado à sua barra superior:

ExtensaoWindowCornerPreview-linuxdescomplicado

2. Abra o YouTube, o Vimeo, o Netflix … no seu navegador ou inicie o VLC e reproduza um vídeo :)

Certifique-se de abrir numa aba isolada, arrastando-a para que você tenha uma janela independente.

3. Selecione a janela que deseja visualizar na seção “Windows”

Você pode controlar facilmente o tamanho da janela de visualização alterando o valor de “Monitor Zoom” no submenu da extensão. Além disso, clicar com o botão direito na janela (PiP) altera sua posição para qualquer um dos quatro cantos da tela :)

Se quiser assistir a um vídeo do Facebook, do YouTube ou em qualquer outro site dessa forma, o “truque” é mover a guia para sua própria janela, torná-la em tela cheia e movê-la para outra área de trabalho. Por fim, para desative esta janela de visualização, desativar o modo Preview no menu da extensão.

Via | MakeTechEasier

Ricardo Ferreira

Ricardo Ferreira

Fundador do Linux Descomplicado - LD.

Sempre em busca de novos conhecimentos, preza por conteúdo de qualidade e auto-explicativo. Por isso, persiste em criar um site com artigos relevantes para todos os leitores do Linux Descomplicado!
Ricardo Ferreira

Comentários

comentários

Desenvolvedor ou Sysadmin? Leia isso...

Docker é uma plataforma para desenvolvimento, provisionamento e execução de aplicações usando tecnologia de containers.

Se você é um desenvolvedor ou sysadmin você poderá ter diversas vantagens usando a plataforma Docker:
  • Desenvolve uma vez...executa em qualquer lugar;
  • Sem preocupações (dependências e/ou pacotes)... foco no desenvolvimento;
  • Elimina inconsistências na entrega das aplicações e/ou serviços;;
  • Evita o “localhost funciona”;
  • Promove uma infraestrutura escalável;

Conheça o Curso Docker - Introdução a administração de containers. Ele é introdutório a plataforma Docker e lhe dará melhor compreensão sobre as vantagens da ferramenta.


Inscreva-se agora (50% OFF) »

VOCÊ TAMBÉM PODERÁ LER...

  • Taverna do URF

    Pelo que entendi é algo parecido com o que o OBS faz correto?