Duas grandes comunidades de software livre, a comunidade LXDE e Razor-Qt, uniram seus esforços para criar um novo ambiente gráfico desktop, chamado LXQt. Assim, essa semana eles anunciaram a versão LXQt 0.7.0, a primeira versão pública do LXQt. E essa primeira versão está disponível para ser testada nas principais distribuições Linux. Por fim, de acordo com os desenvolvedores, esse projeto tem sido pensado a mais de um ano e agora LXQt está sob forte desenvolvimento com 13 desenvolvedores e diversos colaboradores.

Com a junção de dois grandes projetos (LXDE e Razor-Qt) que focam na construção de um ambiente desktop leve e funcional, o LXQt também vem com essa proposta.

Características principais:

– Inclusão do PCManFM-Qt, o gerenciador de arquivos clássico do LXDE com suporte QT;
– Muitas melhorias para configurações do sistema, que inclue o gerenciador de telas, gerenciador de teclado e outros;
– Suporte a versão 5 do QT ( framework multiplataforma para desenvolvimento de interfaces gráficas ) – muitos componentes com compatibilidade total;
– Melhoramentos no desempenho do sistema;
– Projeto experimental para o suporte ao Raspberry PI;
– Suporte parcial do FreeBSD;

– Para mais informações sobre o LXQt 0.7.0 consulte as notas de lançamento disponíveis nessa página.

SUPORTE AS DISTROS LINUX

LXQt 0.7.0 já está disponível para Ubuntu e Arch Linux. Também está disponível para o openSUSE.

Ubuntu PPA
Pacotes Arch Linux
Pacotes OpenSuse

Em relação ao Lubuntu, a equipe promete subsituir o LXDE pelo LXQt na versão 14.10

Publicidade

Por fim, sobre o descontinuamento do LXDE tradicional os desenvolvedores abordam esta preocupação e explicam: ” Os usuários do LXDE devem estar cientes que a versão GTK do LXDE não será interrompida por enquanto. Mesmo com vários desenvolvedores mudando seu foco em LXQt, o LXDE clássico continuará sendo mantido enquanto houver desenvolvedores ainda trabalhando nisso”.