LiveCD é um recurso, disponibilizado por diversos sistemas Linux, que permite carregar o Sistema Operacional na memória RAM do computador; oferecendo ao usuário a possibilidade de testá-lo antes de instalá-lo definitivamente no PC. Sendo assim, para usuários iniciantes ou inexperientes pode passar despercebido a ideia de que um LiveCD não limita-se apenas a essa possibilidade… existem diversos motivos para experimentar o uso de um LiveCD Linux! Portanto, neste artigo elenco 5 motivos para desfrutar dessa funcionalidade o/

Recomendo que leia: 

1 – Encontre seus arquivos facilmente

Esse recurso é fundamental quando você deseja procurar por arquivos que estejam ocultos ou inacessíveis em determinado sistema. Isto é muito útil para aqueles que necessitam recuperar alguns arquivos quando seu sistema está travado, por exemplo.

É recomendável para verificar a integridade do disco rígido do PC. Caso não consiga montar partição atual; você poderá garantir que houve algum problema com o disco…

Com tantas vantagens, é preciso ter alguns cuidados: como é possível que navegue em seus arquivos usando um LiveCD… imagine se alguém tente acessar indevidamente da mesma maneira?!

Portanto, se torna inseguro se você não tiver algumas precauções!

A mais utilizada é: Saiba como evitar acessos indevidos a sua máquina Linux através da inicialização do sistema


2 – Testes de Hardware

Também é possível verificar a integridade do seu computador… Através dele, é disponibilidade o recurso de teste de memória, muito conhecido por MemTest:

Também é possível realizar testes de disco… Nas versões do Ubuntu Linux existe a opção “Utilitários de Unidades” que oferece um diagnóstico completo sobre a “saúde” do seu HD:

Publicidade


3 – Editar Partições de Disco



Nessa questão de redimensionamento de disco existem muitos softwares famosos que te oferecem essa funcionalidade. Contudo com apenas o Live CD do Ubuntu, por exemplo, você pode redimensionar seu HD facilmente! 


Saiba como usar o Live CD do Ubuntu para redimensionar seu HD sem instalar nenhum programa

4 – Navegue na internet com segurança


Existem momentos que é necessário garantir alguns itens de segurança no nosso acesso a Internet. É recomendável essa prática em computadores públicos…
Usando o LiveCD, você garante que sua navegação está sobre qualquer ação intrusa de uma máquina infectada.

5 – Existem diversos sistemas que trabalham no modo LiveCD…


Desfrute ao máximo deste recurso… Existem infinidades de sistemas Linux que disponibilizam muitos recursos, com diferentes propósitos, através do LiveCD. 
O site LiveCDlist contém uma lista completa com sistemas Linux que oferecem esse recurso.
Outra dica seria conhecer alguns desses sistemas… o mais conhecido é o HirensBootCD, que possui diversas ferramentas para sistemas Linux e Windows
Recomendo que leia:

5 Distribuições Linux que você deve ter instalado em seu pendrive