5 Alternativas open source para o AutoCAD

CAD ou desenho assistido por computador, é uma tecnologia criada para facilitar a criação de  projetos e desenhos técnicos. Muito utilizado pela engenharia, geologia, geografia, arquitetura, e design. Entre os programas de CAD mais conhecidos posso citar o AutoCAD da Autodesk. Mas, como é de se esperar, existem algumas alternativas de código aberto (open source) com o mesmo propósito. Então, seguem 5 alternativas open source para o AutoCAD.

AUMENTE SUA PRODUTIVIDADE!
Crie e administre aplicações entre ambientes diferentes. Tenha agilidade e padronização na entrega dos serviços de TI. E, assim, ganhe tempo e seja eficiente na entrega desses serviços. Saiba como
AVISO
A lista a seguir está disposta em ordem alfabética!

1 – BRL-CAD

BRL-CAD

Uma ferramenta de CAD multiplataforma. Originalmente desenvolvida por Mike Muuss, no Laboratório de Pesquisa do Exército, o BRL-CAD está sendo usada há décadas pelos militares dos Estados Unidos para sistemas de armas de modelagem, mas também tem sido utilizado para tarefas de design muito mais comuns, a nível acadêmico e design industrial para aplicações de saúde. Além disso, é composta de mais de 400 ferramentas diferentes.

2 – FreeCAD

FREECAD

É um programa CAD de código aberto que foi criado para ser capaz de projetar “objetos da vida real de qualquer tamanho”. É escrito em Python. Pode importar e exportar a partir de uma variedade de formatos comuns de objetos 3D. Sua arquitetura modular facilita para estender a funcionalidade básica com vários plugins. O código-fonte do FreeCAD está hospedado no GitHub, e é disponibilizado sob uma licença LGPL.

3 – LibreCAD

LibreCAD

É um programa CAD multiplataforma. O LibreCAD possui uma interface que será familiar para os usuários do AutoCAD e, por padrão ele usa o formato AutoCAD DXF para importar e salvar; embora possa usar outros formatos também. Está licenciado sob a GPL e você pode encontrar o seu código-fonte completo no GitHub.

4 – OpenSCAD

OpenScad

OpenSCAD é um software para a criação de modelos CAD 3D. É software livre e disponível para Linux, Windows e Mac OS X. Ao contrário da maioria dos softwares livres para a criação de modelagens 3D (como o Blender), ele não se concentra nos aspectos artísticos da modelagem 3D; mas sim sobre os aspectos CAD. Assim, ele pode ser o que está procurando quando planeja criar modelos 3D de peças de máquinas, por exemplo.

5 – QCAD

QCAD

Um sistema multiplataforma disponível para ambiente Linux, MacOS, e Windows. Gera e reconhece os arquivos com a extensão DXF um padrão de intercâmbio dos softwares de CAD. A interface do Qcad é intuitiva e amigável. Permite a geração de todas as entidades em 2D, presentes nos softwares de CAD.


Via | OpenSource.com

Ricardo Ferreira

Ricardo Ferreira

Fundador do Linux Descomplicado - LD.

Sempre em busca de novos conhecimentos, preza por conteúdo de qualidade e auto-explicativo. Por isso, persiste em criar um site com artigos relevantes para todos os leitores do Linux Descomplicado!
Ricardo Ferreira

Comentários

comentários


VOCÊ TAMBÉM PODERÁ LER...