Nada oficial e divulgado pela própria Microsoft… mas, o “Product Manager” da SUSE Linux Enterprise, Hannes Kühnemund, divulgou, no blog da empresa, os procedimentos para executar o bash do OpenSUSE no Windows 10; usando os mesmos recursos que permitem rodar o bash do Ubuntu nele.

Contextualizando

Em conferência internacional da Microsoft, a Build 2016, a empresa de Bill Gates anunciou, entre diversas outras novidades para seu sistema Windows 10, que o Bash do Linux, através do Ubuntu, rodará “nativamente” no Windows.

A intenção da Microsoft é ter o Ubuntu, rodando sobre bibliotecas básicas do próprio Windows que permitem acessar um shell com versões nativas e bem integradas de utilitários como make, gawk e grep – tudo pensado para desenvolvedores e usuários avançados que usam o Windows.

Assim, essa notícia causou uma polêmica enorme na comunidade Linux e Software Livre. Tudo por conta dos reais interesses da Microsoft em permitir o bash do Linux, através do Ubuntu, rodar no Windows. Pois, “antigamente” o processo era possível através de emulação via software, como o Cygwin.

Entretanto, parece que o envolvimento da Microsoft foi e vai mais além disso… Recentemente, a empresa de Bill Gates, entrou como membro platinum na Linux Foundation – organização sem fins lucrativos que promove o crescimento do Linux.

Sendo assim, a Microsoft parece estar disposta entrar de cabeça no mundo Open Source. Pois, nos últimos tempos, tem aumentado constantemente o seu envolvimento em projetos de código aberto. A empresa é atualmente um dos principais contribuidores de código aberto no GitHub e no início deste ano anunciou vários marcos que indicam o escopo de seu compromisso com o desenvolvimento de código aberto.

OpenSUSE no Windows 10

Conforme blog oficial da SUSE e FossBytes, a comunidade do openSUSE está dando aos usuários uma opção para executar o sistema diretamente no Windows 10, igualmente ao Ubuntu. Dessa forma, é possível executar a maioria das ferramentas do openSUSE no Windows 10 😉

No blog oficial da SUSE é descrito como realizar tal façanha. Atualmente, os usuários terão duas opções de uso – openSUSE Leap 42.2 e SUSE Linux Enterprise Server 12 SP2.

Portanto, seguem os passos completos para permitir executar o openSUSE no Windows 10.

Publicidade

Via | Oficial Blog SUSE | FossBytes